Estado

Polícia Federal apura comércio ilegal de animais silvestres, em SC

Na ação de hoje os policiais deram cumprimento a dois mandados judiciais de busca e apreensão em imóveis localizados na cidade de Itajaí / SC

11 de janeiro de 2024

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Na manhã de hoje, 11 de janeiro, a Polícia Federal, com apoio do IMA, deflagrou operação visando reprimir o comércio ilegal o comércio ilegal de aves nativas e exóticas.

Na ação de hoje os policiais deram cumprimento a dois mandados judiciais de busca e apreensão em imóveis localizados na cidade de Itajaí / SC.

No inquérito policial instaurado, apurou-se que um dos investigados já havia sido flagrado cinco vezes em rodovias de Santa Catarina transportando aves nativas, o que demonstra um comportamento sistematicamente voltado para essa modalidade de crime ambiental.

Durantes as buscas foram apreendidos 08 pássaros, mantidos sem as devidas autorizações dos órgãos ambientais, 6 gaiolas e duas arapucas o que motivou a prisão em flagrante do investigado.

Além disso, foi lavrado um termo circunstanciado por maus tratos de animais, uma vez que uma mulher, durante a chegada dos policiais, arremessou uma gaiola com dois pássaros pela janela do imóvel, no intuito de evitar ser surpreendida na posse dos animais.

Pelas condutas, os investigados responderão por crime ambiental (art. 29 da Lei 9.605/98, receptação (art. 180, §1º do Código Penal) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal), com penas de até 8 anos de reclusão.

Notícias relacionadas