Especiais

Pinceladas de alegria

Oficina de artesanato realizada pela Apae, com parceria da Handgemacht, estimula a ressocialização dos alunos, em época de Natal

11 de dezembro de 2021

A socialização tem um papel muito importante para o desenvolvimento dos alunos que frequentam a Apae de Pomerode. E, como forma de promover uma experiência diferente, para este fim, os alunos participaram de uma oficina de artesanato, no Centro Cultural de Pomerode, em parceria com a loja Handgemacht.

A iniciativa partiu da coordenação pedagógica da Apae. A coordenadora, Luciana Riemer da Cruz, explicou que, todos os anos, era realizada uma festa de Natal para os alunos e, em 2021, assim como no ano anterior, a entidade optou por não realizar o evento.

“Então, em uma reunião com a equipe, na Apae, decidimos realizar uma semana natalina e a terça-feira foi dia de irmos ao Centro Cultural. Porém como neste dia não há atrações da Weihnachtsfest, entramos em contato com a loja Handgemacht, e sugerimos fazer uma oficina de artesanato, que foi prontamente aceita”, disse a coordenadora.

 

 

Antes da realização da oficina, foi realizada uma reunião entre a coordenação da Apae e da Handgemacht, sobre como seria a ação e como deveria ser o contato com os alunos, tendo em vista as diferentes situações de cada um. E, a partir de então, a oficina foi “tomando forma”.

A proposta foi que cada aluno recebesse um enfeite de Natal, em formato de velas, e o decorasse, pintando-o da forma que achasse melhor. E, ao longo da atividade, as artesãs da Handgemacht auxiliaram no trabalho, orientando e dando dicas aos alunos de ideias que poderiam ser idealizadas.

Foram dois grupos que participaram da oficina, um de manhã e outro à tarde. Jaliane Cíntia Fernandes Machado, terapeuta ocupacional e coordenadora da equipe técnica do período vespertino da oficina, destacou a importância da ação para o retorno da socialização dos alunos.

 

 

“Esse momento de ressocialização, após uma pandemia, é de muita alegria para a Apae e para os alunos, ainda mais poder produzir algo artesanal, nesta época do Natal, que é tão alegre para eles. A terapia ocupacional é, em si, a parte da ocupação humana, então  eles estarem de novo nesta inserção em atividades de ocupação humana, com lazer e diversão é muito crucial, para o crescimento e evolução, ainda mais com o artesanato, que trabalha muito a coordenação motora. Com certeza será muito importante neste processo de reinserção na sociedade”, afirmou.

Além de receberem os enfeites de Natal, que foram pintados ao longo da oficina, os alunos da Apae receberam a visita do Papai Noel, tiveram um lanche especial e receberam, de presente, cada um mini-panetone.

Para a presidente da Associação de Artesãos da loja Handgemacht, Rafaela Trapp, a oficina de artesanato promovida para a Apae foi, na realidade, um grande aprendizado. “Abraçamos aideia porque achamos interessante a atividade para integrar os alunos e para que eles pudessem participar do evento do Natal. Pudemos ver uma superação constante e ficamos impressionados com as habilidades deles. Foi um um grande aprendizado”, destacou.

 

 

“Todas as atividades externas que estamos voltando a realizar são muito válidas, pois é nestes momentos que nossos alunos são inseridos na sociedade. E é por esta inserção social que nós trabalhamos. É muito importante nós mostrarmos nossos alunos ao mundo, para que eles sejam vistos e se sintam, cada vez mais, como parte deste mundo”, enalteceu Luciana.

A parceria para a realização da oficina, entre Apae e Handgemacht, tem tudo para render mais frutos para o futuro. No ano que vem, os trabalhos conjuntos devem ser mantidos, com mais oficinas de artesanato e outras iniciativas, visando o bem comum.

 

 

 

Notícias relacionadas