Especiais

Perfil: Levar alegria através da música é muito gratificante e enriquecedor

Hoje musicista, Liriane começou a fazer aulas de teclado aos seis anos, e aos sete, se apresentava em festivais de música e eventos com o pai

20 de fevereiro de 2021

A música sempre fez parte da vida de Liriane Stavacz Afonso, de 27 anos. Hoje musicista, Liriane começou a fazer aulas de teclado aos seis anos, e aos sete, se apresentava em festivais de música e eventos com o pai. Mas o acordeon despertou o seu interesse aos 14 anos. Atualmente, ela faz parte do Trio Die Lustigen Musikanten, Orchestra Catharinense, Herz und Freud e Madame Frau.

 

Como começou com o Acordeon e o que a fez se encantar?

Meu pai toca acordeon, então, foi a oportunidade em ter o instrumento por perto para explorá-lo e começar a testar se conseguiria desenvolver alguma coisa. Meu pai sempre foi meu grande incentivador a tocar, me ensinou os primeiros acordes e canções. Depois, fui desenvolvendo minha própria técnica com o auxílio de métodos de estudo, desse modo, virou minha paixão esse instrumento, até os dias de hoje.

 

 

Qual a memória mais especial que você tem, relacionada ao instrumento?

O acordeon me propiciou momentos incríveis e, ao mesmo tempo, inesquecíveis, mas cito um em particular que foi quando conheci pessoalmente meu grande ídolo e mestre do acordeon, Albino Manique. Esse dia ficou marcado pela realização de um sonho, que era algum dia poder apertar a mão dele, e se concretizou. Isso marcou minha carreira e é um momento que guardo, com muito carinho. Além da música alemã nas festas típicas de outubro, toco músicas polonesas em eventos típicos, como também, tenho raízes na música regional gaúcha, onde tenho meu canal do youtube @lirianeafonso, onde posto conteúdo desse gênero regularmente. Sou Bacharel em Direito, pretendo seguir carreira jurídica, mas continuar tocando, pois é o que mais amo. Também dou aulas de acordeon para iniciantes, em qualquer faixa etária. E uma dica que deixo pra quem está começando agora, em algum instrumento: não desista no primeiro obstáculo, pois são esses que levarão à satisfação de, um dia, você poder tocar bem. 

 

Qual o sentimento em poder participar de eventos típicos, como a Festa Pomerana? 

É uma satisfação imensa poder participar dos eventos típicos da nossa região. Levar alegria através da música e, ao mesmo tempo, como uma forma de homenagem aos imigrantes que nessa terra se estabeleceram. Festejar e preservar a cultura desses povos, para mim é muito gratificante e enriquecedor. Eu toco na Festa Pomerana desde 2014, desde então, não falhei uma. Particularmente, eu gosto muito de tocar nessa festa, ela tem seu diferencial.

 

Uma palavra que te define
Versatilidade.

 

Um livro
“Justiça o que é fazer a coisa certa”, de Michael Sandel.

 

Um filme 
Intocáveis.

 

Comida favorita
Pierogi (comida típica polonesa) da minha mãe.

 

Um sonho
Meu sonho é coletivo: que o mundo seja cada vez melhor para se viver.

 

A música para você é:
Um refúgio, algo mágico e vital, fundamental para me fazer evoluir como pessoa. 

Notícias relacionadas