Peal recebe novo Playground
Conquista foi possível graças a um recurso oriundo do Rotary, após uma seleção da entidade
O Programa Espaço Alternativo de Pomerode (Peal) foi contemplado, no ano passado, por um recurso do Rotary Club de Pomerode, que possibilitou à entidade a ampliação do parque recreativo do local.
O repasse veio por meio de um recurso destinado a Projetos pelos Distritos do Rotary. “Durante uma visita que a vice-presidente do Club, Rosania, à nossa instituição ela informou que o Rotary tinha verba para aplicar em alguma entidade, mas que seria necessário elaborarmos um projeto para sermos contemplados. Como a necessidade que se enquadrava no orçamento era o Playground, fizemos um projeto para esta demanda”, explicou a professora do Peal, Beatriz Krueger.
O Distrito do qual Pomerode faz parte é o número 4652 e abrange todo o litoral catarinense, sul e norte do Estado. São 116 clubes de Rotary espalhados nesta região. Uma Comissão Distrital é formada para avaliação e classificação dos projetos apresentados pelos clubes. Os principais critérios são a habilitação do clube para concorrer ao recurso e a classificação é pela maior contribuição per capta, para a Fundação Rotária. O clube obteve a primeira colocação neste quesito, garantindo que fosse classificado entre os 35 projetos aprovados, dos 42 projetos apresentados no Distrito.
“Nós rotarianos sempre estamos procurando melhorar a vida da comunidade, sempre sob três pilares: que os projetos sejam de impacto, duradouro e sustentável. Impacto por fazer a diferença e atender uma necessidade; duradouro – para que não atenda uma necessidade momentânea e sim as novas gerações; e sustentável- que o projeto receba manutenção e funcionalidade por longo tempo. Dentre os projetos apresentados pelos rotarianos ao clube, a ampliação Playgroud do Peal foi o que mais se encaixou pelos pilares acima”, explicou a vice-presidente do Club e membro da Comissão da Fundação Rotária, Rosania Casagranda.
De acordo com a entidade, havia a necessidade de ampliação do parque de diversões há algum tempo, justamente porque o atual foi construído para atender apenas 20 crianças. Com a ampliação, o Peal terá a possibilidade de desenvolver uma série de atividades que contribuam para o desenvolvimento das crianças, sejam de lazer, diversão, prática de exercícios físicos que refletem no bem-estar físico e psicológico da criança.
A montagem foi feita no início do mês de fevereiro e a empresa já estava com tudo pronto para fazer a instalação. Quando as crianças voltaram, nesta semana, de acordo com Beatriz, se impressionaram e se alegraram com o parque novo.
“Era um sonho já, mas não tínhamos os recursos necessários. Para nós, toda doação é muito importante, porque normalmente temos muitas demandas, inclusive conseguirmos executar a nossa obra de ampliação. Por isso, sempre que recebemos alguma doação, seja ela qual for, são muito importantes e fazem muita diferença na vida das crianças. Neste momento, gostaríamos de agradecer de forma especial ao Rotary e à comunidade, por toda a ajuda”, destaca Beatriz.
O investimento que o clube fez foi de US$ 1.000 (um mil dólares) e o Playground será entregue oficialmente neste sábado dia 13, às 09h, no Peal. “Sentimo-nos felizes em poder contribuir para a comunidade, fazendo nossa parte. Trabalharemos em favor de outros projetos para melhorar a vida da comunidade”, ressaltou Rosania.
