Osterfest: fundamental para quem dela participa
Funcionária que atua na Festa e empreendedora que comercializa seus produtos falam sobre a importância do evento para si

Fotos: Isadora Brehmer / JP
A Osterfest, considerada a Maior Festa de Páscoa do Brasil, é um evento que movimenta a economia de Pomerode e da região. Um de seus grandes benefícios é para as pessoas que trabalham no evento, que têm a oportunidade de complementar sua renda, por meio de um trabalho temporário, durante a Festa.
Mariangela da Silva é uma das pessoas que atua na Osterfest, trabalhando nos caixas da Festa. Ela conta que faz parte da equipe do evento pelo quinto ano consecutivo, mas já atua em outros eventos da Associação Visite Pomerode (Avip), como o Festival Gastronômico e o Festival Literário Internacional. Além disso, Mariangela também atuou já na Festa Pomerana.
“Moro em Pomerode há cerca de 15, 16 anos, e tive que pagar aluguel, além das outras despesas rotineiras. A primeira oportunidade que surgiu foi na Festa Pomerana, é foi muito bom, porque pude fazer contatos, conhecer outras pessoas e saber mais da nossa cultura, que foi um dos motivos para eu ter vindo para Pomerode”, conta.
No Festival Gastronômico, Mariangela começou trabalhando no antigo Kindergarten, com as crianças, e depois passou a atuar nos caixas. Na Osterfest, primeiro atuava apenas nos fins de semana, pois ainda estava comprometida com outro trabalho. No entanto, neste ano, está trabalhando no evento de quinta-feira a domingo.
“Gosto de trabalhar com pessoas e acredito que o desafio maior é conciliar os fins de semana, pois é necessário se privar algumas vezes de momentos em família e de lazer, pois há o compromisso com o evento, especialmente agora na Osterfest, que começa em fevereiro e termina apenas no fim de março. Mas o que eu mais gosto é do encontro com pessoas, pois a maioria quer conversar, quer saber mais de Pomerode, conversar conosco em alemão, saber mais da nossa história. Inclusive, houve uma vez em que um senhor chegou logo de manhã cedo, abençoando o dia, o que foi muito legal”, afirma Mariangela.
O trabalho temporário na Osterfest é um incremento em suas finanças, segundo Mariangela, pois acaba ajudando muito nas despesas rotineiras como aluguel e contas, além de poder ser um investimento para planos futuros.
“Mas o maior benefício é o pessoal, é o mais gratificante, por ter contato com várias pessoas, além de ter a oportunidade de conhecer visitantes de diferentes locais, pois a Osterfest e a cidade, como um todo, recebem visitantes de todo o País e até do exterior, então esta troca é muito legal”, pondera.
Para Mariangela, um dos aspectos mais interessantes da Osterfest é poder ver a reação das pessoas, diante das principais atrações do evento: o ovo gigante e a Osterbaum.
“Os visitantes sempre elogiam muito a decoração e, como trabalhei por muito tempo perto do ovo gigante, era muito legal ver como as pessoas ficavam maravilhadas com ele, especialmente as crianças, que perguntavam tudo sobre ele, se era de chocolate, se vamos abrir e pegar ovinhos de chocolate de dentro, era muito divertido. Agora estou perto da Osterbaum e também é muito gratificante, pois posso ver os olhares admirados e de felicidade com a árvore de casquinhas”, destaca.
Para Mariangela, mais do que render um incremento financeiro em sua renda, a Osterfest é um motivo de orgulho.
“É sempre gostoso quando ouvimos os elogios sobre o evento, é gratificante e sempre me emociono. Pensando em anos anteriores, quando chega ao último fim de semana, é muito boa a sensação de dever cumprido, ainda mais quando recebemos carinho das pessoas que visitam. O que temos aqui é diferente do Brasil todo, então ver este encantamento dos visitantes é muito legal. Embora não esteja diretamente ligada à organização do evento, me sinto ligada à Osterfest, pertencente ao evento, e isso é totalmente gratificante”, frisa.
Quem também destaca a importância da Osterfest para o seu negócio é Rose Wachholz, criadora da marca de bolachas Doce Alma Cookies. A empreendedora participou pela primeira vez da Osterfest no ano de 2019 e, desde então, faz questão de estar no evento de Páscoa, que se tornou importante em seu planejamento atual.
“A Osterfest faz muito a diferença para o meu negócio, pois é um grande evento, que recebe milhares de visitantes, e temos um bom lugar dentro da Osterfest. Além disso, por ser uma desta longa, vale a pena a montagem de uma estrutura maior, principalmente pelo fato de eu não ter uma loja física, o que torna o meu estande o meu ponto fixo temporário, o que ajuda a marca”, comenta.
Pelo fato de suas bolachas serem totalmente artesanais, feitas com manteiga, a preparação para Osterfest não pode ser iniciada com muita antecedência e Rose mantém a receita original de seus doces, pois seu objetivo maior é oferecer um produto de qualidade.
“Normalmente começo a preparação pouco tempo antes do início da Osterfest, e trabalho dia e noite para finalizar as bolachas. É um trabalho mais exaustivo, mas compensa pela qualidade final do produto e eu sempre digo que não vendo o que eu não consumiria. Então, nesta reta final antes de Osterfest, minha família toda ajudou, até mesmo de madrugada, para que tudo estivesse pronto”, conta Rose.
Mesmo assim, trabalhando dia e noite para poder estar presente com suas bolachas e doces, Rose afirma que o evento tem um significado especial. “Eu adoro Páscoa, para mim as brincadeiras são muito especiais e adoraria fazer novamente com toda a família. E estar na Osterfest tem um significado muito especial, por isso trabalho dia e noite, meu marido e meu filho ajudam, em uma tarefa que eu adoro. Faço tudo com amor e tenho um grande carinho pela Osterfest, que está sempre linda, com o ovo, a Osterbaum e a decoração. Dou realmente muito valor à Festa”, finaliza.