Saúde

Os cuidados com sua alimentação, no verão

Nutricionista Geliandro Ribeiro dá dicas para manter a hidratação e uma boa alimentação, na estação mais quente do ano

29 de dezembro de 2022

Foto: Envato Elements

O verão chegou e, com ele, as altas temperaturas vêm com tudo. Não importa se você passe suas férias em casa ou na praia, afinal, por conta da nossa transpiração frequente, em virtude do calor, é necessário manter alguns cuidados com a nossa alimentação, a fim de evitar uma desidratação ou uma intoxicação alimentar.

O nutricionista do Instituto Integra, Geliandro Ribeiro, dá dicas de como manter uma alimentação saudável e sem complicações durante a estação mais quente do ano. Primeiro de tudo, o nutricionista ressalta que a ingestão de água é fundamental para se manter o corpo hidratado. Com a transpiração, nosso corpo não acaba perdendo só apenas a água, mas sim, sais minerais, que também acabam se perdendo com o suor.

Geliandro Ribeiro, nutricionista. Foto: Arquivo JP

“A água é companheira perfeita para o verão. É de suma importância não esquecer de beber água, por mais que a gente não tenha o costume de ingeri-la diariamente”, comenta.

E, para aqueles que não têm o costume de tomar água com frequência, a opção são as frutas que possuem um índice alto de água em sua composição. Alguns legumes e vegetais também são recomendados pela quantidade de água. Porém, Ribeiro ressalta que, mesmo ingerindo esses alimentos com quantidade significativa de água, ainda é importante não deixar de beber a mesma.

“Temos frutas que podem ajudar na hidratação, mas é claro, que não substitui a nossa água. Abacaxi, melancia, melão, a água de coco e as frutas cítricas também são uma opção saudáveis para o nosso corpo. Inclusive, as frutas cítricas são de suma importância, afinal, possuem Vitamina C, que ajuda a aumentar a nossa imunidade”, explica.
Em relação à alimentação como um todo, Ribeiro comenta que alguns alimentos podem ser evitados para que intoxicações alimentares sejam evitadas.

“Evitar locais de procedência duvidosas, que vendam produtos muito gordurosos ou que possam ter um armazenamento não adequado desses alimentos. Essa falta de cuidados pode acarretar em uma intoxicação alimentar, o que é muito frequente nessa época, pois muitas pessoas acabam procurando uma unidade de saúde, até mesmo na praia, para ser atendido”, conta.

Por fim, sobre as bebidas alcoólicas, Ribeiro fala que é importante, depois da ingestão do álcool, tomar um copo d’água, para evitar aquela “ressaquinha” de fim de semana.

“Não há problema nenhum em beber alguma coisa. Mas, é claro, que ressacas podem ser evitadas. É legal tomar um copinho de água, de vez em quando, para que no dia seguinte, a pessoa possa estar ‘de boa’ e aproveitar o dia sem aquela dor de cabeça de ressaca”, finaliza.

Notícias relacionadas