Especiais

O realismo na manifestação artística

Arte Reborn chega a Pomerode, acrescentando mais um produto diversificado à relação de manifestações artísticas alemãs

23 de janeiro de 2019

Uma técnica artística baseada no realismo. Esta é a aposta de Jussara Rosa Gomes Reis de Oliveira, de 37 anos, que cria bonecas utilizando a técnica Reborn, ou seja, um bebê que fica com a aparência idêntica a uma criança de verdade. 

Jussara conta que começou a trabalhar com a arte em 2010 e conheceu a técnica em uma viagem aos Estados Unidos. “No início comecei por hobby, pois tinha que dividir meu tempo com a multinacional que eu trabalhava, na função de Diretora Geral de Importação e Exportação. Decidi, então, trabalhar com esse estilo, pois sempre fui colecionadora de bonecas. Era uma tradição familiar passada de avó para mãe e de mãe pra filha”, relata.

De acordo com a artista, o que mais a encanta neste tipo de arte é, justamente, o realismo quando a boneca está finalizada. Jussara afirma que é fantástico transformar uma boneca em um bebê Reborn quase real.

E graças à riqueza de detalhes e ao impressionante realismo da boneca ao final do trabalho, Jussara garante que a procura pela peça é grande. “Principalmente no meses de outubro a dezembro. É o período de maior procura, por isso, trabalhamos com algumas à pronta entrega. Além de trabalharmos sob encomenda”, conta. Segundo a artista, o feedback de seus clientes é muito positivo e é o que lhe impulsiona a continuar estudando e buscando novas técnicas.

Por estar morando em Pomerode e saber de sua cultura alemã, achou que seria o local ideal para perpetuar a técnica, já que o Reborn é uma arte alemã. E, diante disto, decidiu promover um curso sobre a técnica, para que Pomerode também se torne referência no país nesta arte alemã.

“O objetivo desse curso é empoderar as mulheres de Pomerode que desejam ter independência financeira, flexibilidade de horário, um novo hobby, uma nova fonte de renda, uma forma de presentear outras pessoas, além de ser dona do seu próprio negócio e não depender de outros para se sustentar.  Enfim, serem autossuficientes”, afirma.

O curso montado por Jussara é todo apostilado, com passo a passo, fácil de compreender, com todo material importado já incluso. A aluna sai do curso com um bebê Reborn pronto e, se desejar, pode vender para recuperar o valor investido. “Além disso, receberão minha consultoria durante seis meses para importarem e montarem seu próprio ateliê, dicas de onde estão todos os fornecedores e de como fotografar e divulgar seu trabalho”, finaliza.

Sobre a arte reborn 

É uma técnica de pintura hiper realista aplicada a bonecas de vinil siliconado, de modo a transformá-las em obras que se assemelham à crianças reais. Trata-se de uma arte surgida no pós-guerra, quando algumas mamães reformavam bonecas velhas e quebradas para darem a seus filhos. Atualmente, essa arte é mais popular nos EUA e na Europa, onde reúne muitas artistas e admiradoras – as “mamães Reborns”.

Notícias relacionadas