Nugali Chocolates leva quatro medalhas no principal concurso internacional de 2024
Marca pioneira no Brasil em chocolates bean to bar coleciona mais de 40 premiações fora do país
Foto: Nugali Chocolates/Divulgação
Quatro produtos da Nugali Chocolates conquistaram medalhas no principal concurso do setor no mundo: o International Chocolate Awards. Pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, a marca de Pomerode é também a mais premiada do país, com 41 distinções no exterior. Os resultados foram divulgados na quinta-feira, 12 de setembro, nos Estados Unidos.
A Nugali recebeu quatro medalhas de bronze no International Chocolate Awards Américas. O tablete Cacau em Flor 70% Cacau foi premiado na categoria Chocolate Amargo Puro. O Cacau em Flor 63% com Pimenta Rosa levou na categoria Chocolate Amargo com Inclusões. O Chocolate ao Leite com Café foi reconhecido em Chocolate Ao Leite com Sabores e o tablete Gianduia em Chocolate Ao Leite com Recheio. Os produtos premiados agora passam a concorrer no concurso mundial.
O International Chocolate Awards Americas reúne fabricantes de chocolates de todo o continente. A Nugali vem aparecendo entre os premiados do concurso desde 2016, quando conquistou uma inédita medalha entre produtores brasileiros — com o tablete 80% Cacau Serra do Conduru.
20 anos da amêndoa à barra
Fundada há 20 anos por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a Nugali foi a primeira marca nacional a controlar a produção desde a plantação de cacau até a barra (o chamado bean to bar). Até hoje é uma das líderes do segmento no Brasil, produzindo 200 toneladas por ano — cerca de 20% de market share — e presente em quase 2 mil pontos de venda país afora.
Os chocolates bean to bar da Nugali têm mais sabor de cacau, menos açúcar e levam apenas ingredientes naturais. Em lugar das gorduras hidrogenadas, a empresa só usa manteiga de cacau. Até a baunilha é natural. Aromatizantes ou realçadores de sabor passam longe da fábrica.
A qualidade superior permitiu outra inovação: os chocolates com alta concentração de cacau, também chamados de “intensos”. Ainda em 2004, a Nugali criou o primeiro produto 70% cacau do Brasil. Dois anos mais tarde lançou o primeiro 80%, chamado de Serra do Conduru em referência à região baiana onde tudo começou.
Sustentabilidade
Além dos produtos, a Nugali inova em sustentabilidade. A empresa lançou a primeira embalagem de chocolates 100% biodegradável do país. A empresa detém o certificado Lixo Zero, com praticamente todos os resíduos emitidos na produção reciclados, reutilizados ou compostados. A postura inovadora rendeu à indústria catarinense o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2022.
Nugali Chocolates
Mais informações em nugali.com.br e @nugalichocolates