Especiais

Nugali Chocolates leva quatro medalhas no principal concurso internacional de 2024

Marca pioneira no Brasil em chocolates bean to bar coleciona mais de 40 premiações fora do país

13 de setembro de 2024

Foto: Nugali Chocolates/Divulgação

Quatro produtos da Nugali Chocolates conquistaram medalhas no principal concurso do setor no mundo: o International Chocolate Awards. Pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, a marca de Pomerode é também a mais premiada do país, com 41 distinções no exterior. Os resultados foram divulgados na quinta-feira, 12 de setembro, nos Estados Unidos.

A Nugali recebeu quatro medalhas de bronze no International Chocolate Awards Américas. O tablete Cacau em Flor 70% Cacau foi premiado na categoria Chocolate Amargo Puro. O Cacau em Flor 63% com Pimenta Rosa levou na categoria Chocolate Amargo com Inclusões. O Chocolate ao Leite com Café foi reconhecido em Chocolate Ao Leite com Sabores e o tablete Gianduia em Chocolate Ao Leite com Recheio. Os produtos premiados agora passam a concorrer no concurso mundial.

O International Chocolate Awards Americas reúne fabricantes de chocolates de todo o continente. A Nugali vem aparecendo entre os premiados do concurso desde 2016, quando conquistou uma inédita medalha entre produtores brasileiros — com o tablete 80% Cacau Serra do Conduru.

Foto: Nugali Chocolates/Divulgação

20 anos da amêndoa à barra

Fundada há 20 anos por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a Nugali foi a primeira marca nacional a controlar a produção desde a plantação de cacau até a barra (o chamado bean to bar). Até hoje é uma das líderes do segmento no Brasil, produzindo 200 toneladas por ano — cerca de 20% de market share — e presente em quase 2 mil pontos de venda país afora.

Os chocolates bean to bar da Nugali têm mais sabor de cacau, menos açúcar e levam apenas ingredientes naturais. Em lugar das gorduras hidrogenadas, a empresa só usa manteiga de cacau. Até a baunilha é natural. Aromatizantes ou realçadores de sabor passam longe da fábrica.

A qualidade superior permitiu outra inovação: os chocolates com alta concentração de cacau, também chamados de “intensos”. Ainda em 2004, a Nugali criou o primeiro produto 70% cacau do Brasil. Dois anos mais tarde lançou o primeiro 80%, chamado de Serra do Conduru em referência à região baiana onde tudo começou.

Foto: Nugali Chocolates/Divulgação

Sustentabilidade

Além dos produtos, a Nugali inova em sustentabilidade. A empresa lançou a primeira embalagem de chocolates 100% biodegradável do país. A empresa detém o certificado Lixo Zero, com praticamente todos os resíduos emitidos na produção reciclados, reutilizados ou compostados. A postura inovadora rendeu à indústria catarinense o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2022.

Nugali Chocolates

Mais informações em nugali.com.br e @nugalichocolates

Notícias relacionadas