Saúde

Confirmado primeiro caso de Febre Amarela em pomerodense

O pomerodense tem 45 anos e é morador do Alto da Serra, mas não tinha registro de ter tomado a vacina

20 de fevereiro de 2020

Foi confirmado nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, o primeiro caso de Febre Amarela em humano na cidade. O pomerodense tem 45 anos e é morador do Alto da Serra, mas não tinha registro de ter tomado a vacina.

Ele procurou o pronto atendimento nesta segunda-feira, 17, com diarreia, mas foi medicado e liberado, em seguida.

Nesta terça, o paciente retornou ao hospital apresentando os seguintes sintomas: dor no corpo, cefaleia, dor abdominal, oligúria (não conseguia urinar), falta de ar e sonolência. O homem foi colocado em observação e exames foram realizados, apontando algumas alterações, daí a suspeita de Febre Amarela.

Ele foi levado para o Hospital Oase, em Timbó, e de lá foi transferido para o Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, referência no recebimento de pacientes com a doença no estado. Na capital, o caso foi confirmado e o paciente está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

 

Vacinação

A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as unidades de saúde de Pomerode, exceto a Alwin Klotz e deve ser tomada por pessoas de nove meses a 60 anos de idade. A partir daí, é necessária autorização médica.

Durante o Dia “D” de vacinação contra o Sarampo, foram aplicadas 417 doses da imunização contra a Febre Amarela e agora, mais ainda, quem ainda não recebeu a vacina deve procurar as unidades de saúde.

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas