Especiais

Agora, em uma nova casa

Zebra é a nova moradora do Bioparque Zoo Pomerode e visitantes já podem conhecer o animal

13 de novembro de 2021

OBioparque Zoo Pomerode agora conta com uma nova moradora, para lá de especial. As Zebras que ali já estavam, ganharam mais uma “amiga”, que chegou à cidade no fim de setembro de 2021.

 A nova moradora veio do Zoológico do Beto Carreiro e agora tem o Zoo Pomerode como a sua nova casa. Ela tem 34 anos de idade e já se adaptou com os outros dois animais que já faziam parte do recinto.

 Quando chegou, em 30 de setembro, a zebra passou por exames e foi colocada separada das outras, para primeiramente, se adaptar ao novo local de moradia. Porém, ela podia sentir o cheiro, ouvir o som dos outros animais que estavam ao lado, para entender o novo ambiente. Após alguns dias, ela foi solta para a área externa, também para o reconhecimento do local. E, cerca de 15 dias depois, começou a interação com as outras zebras do recinto.

 

 

Segundo a bióloga Priscila Weber Maciel, todo o processo de adaptação foi muito tranquilo, mesmo que a zebra, no seu antigo recinto, ficava sozinha, sem o contato com outros animais da mesma espécie.

“Depois de todos esses processos, ficamos bem contentes com essa adaptação positiva da zebra com os outros animais do mesmo recinto. Eles estão com uma boa convivência entre si, pois são animais bem tranquilos e sociáveis”, explica a bióloga.

Priscila também comenta que antes do animal chegar ao Bioparque Zoo Pomerode, procura-se saber qual a dieta que era seguida em sua “moradia” anterior, para que a zebra continue com sua alimentação correta.

“Quando a gente recebe ou transfere um animal, normalmente pedimos dieta que o animal tinha, por lá. Com isso, eles nos comunicaram alimentação que ela tinha e aqui acrescentamos com outros alimentos, os mesmos que a gente usa com as outras zebras. É sempre importante essa parte, pois o animal pode sentir algum tipo de desconforto e não ter uma boa aceitação com estes alimentos. Porém, ela também está respondendo bem com a dieta aqui”, relata.  

 

Nova zebra tem a companhia de outros animais da mesma espécie. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

 

Como dito no início da matéria, a zebra que chegou tem 34 anos. Mesmo com a idade, um pouco avançada, de acordo com os biólogos, há a possibilidade da mesma se reproduzir, como explica Priscila.

“Desde que eles se aceitaram, logo uns dias depois, o macho e ela já estavam bem próximos e até vimos uma tentativa de monta, entre os dois. Então, há uma possibilidade de que possa acontecer uma reprodução, porém também é provável que a mesma não aconteça. Por isso, estamos sempre monitorando”, comenta a bióloga.

 

Agora, a Zebra que tem uma nova casa passa a ter o acompanhamento diferenciado da equipe de biólogos do Bioparque Zoo Pomerode. Por lá, são feitas atividades de Enriquecimento Ambiental, uma técnica utilizada para compor um Programa de Bem-estar Animal. A técnica visa dar dinamismo ao ambiente e proporcionar novidades e desafios aos animais, de acordo com as necessidades biológicas e comportamentais da espécie.

Os enriquecimentos podem ser sociais, como por exemplo colocar animais da mesma espécie ou de espécies diferentes juntos de forma segura; cognitivos, como brinquedos onde o animal tem que manipular para conseguir um alimento; sensorias, como cheiros diferentes, música clássica ou espelhos; físicos, como bolas ou uma simples caixa de papelão para felinos; e alimentares, com itens que normalmente não fazem parte da dieta habitual como mel para ursos ou tenébrios para primatas. As técnicas podem estar associadas na mesma atividade e dispostas em dias e horários diferentes, sempre evitando questões de previsibilidade. O enriquecimento ambiental visa sempre estimular comportamentos naturais, enriquecer o dia dos animais e dar a eles a opção de escolha entre interagir ou não com a atividade proposta.

E, a nova zebrinha do Bioparque Zoo Pomerode ainda não tem nome. Mais uma vez, em parceria com o Zoo, o Jornal de Pomerode fará uma enquete na internet para o público decidir qual será o novo nome da mais nova moradora do Bioparque. Serão cinco opções para você decidir. A votação acontecerá no site do Jornal de Pomerode e você pode deixar o seu voto, em breve. Serão cinco opções para você decidir e votar no nome da nova moradora do local. Fique de olho e não perca! Acesse www.jornaldepomerode.com.br.

 

Sobre a espécie

A zebra é um herbívoro que faz parte do gênero Equus. Trata-se de um animal quadrúpede, encontrado na África e que se destaca por apresentar corpo com pelagem em um padrão de listras. 

São animais que apresentam um corpo muito semelhante ao dos cavalos. Possuem casco, sua cabeça é grande e longa, seus olhos são voltados para os lados, seus dentes são compatíveis com a dentição de um herbívoro, possuem crinas e cauda com tufos de cabelo na ponta. Sem dúvidas, a característica mais marcante desse animal é a presença de listras em seu corpo.

As listras das zebras são pretas e brancas e funcionam como uma espécie de impressão digital, ou seja, o padrão de distribuição delas é único em cada indivíduo. A espessura das listras nas zebras é uma característica que permite a diferenciação entre as três espécies conhecidas. As listras das zebras-das-planícies, por exemplo, diferem-se das de outras zebras por serem mais largas.

As zebras possuem um período de gestação de 10 a 12 meses. Elas geralmente dão à luz um único filhote, o qual nasce muito ativo, sendo capaz de se levantar, correr e mamar. No caso das zebras-das-planícies, quando a fêmea fica grávida de gêmeos, ocorre o aborto com cerca de oito meses de gestação.

Após o nascimento, os filhotes permanecem junto da mãe por um determinado período. A idade de desmame varia entre as espécies de zebra.

Notícias relacionadas