Muitas histórias e aventuras, a bordo de uma Kombi
Conheça a história do casal Soleane e Jonas, que viajam o Brasil a bordo da Kombi Soso, junto de seu cãozinho Gugu
Foto: Isadora Brehmer / JP
Aproveitar a vida, colecionando experiências, aventuras e amigos. Esta é a ideia do casal Soleane Valentim, mais conhecida como Sosô, e Jonas Roberto Schulz, o Jon Jon, que viajam a bordo da kombi Soso, e registram as histórias vividas por meio das redes sociais @kombisoso2021.
Tudo começou há alguns anos, quando Soleane e Jonas começaram a conversar, pela internet, já que ela morava em Brasília (DF) e Jonas em Pomerode. Quando ela veio para Santa Catarina e se encantou por aqui, Soleane sabia que gostaria de morar em nosso estado. Então, inicialmente, o casal foi residir em Gravatá.
“Na época, tínhamos um Gol branco, com o qual fazíamos algumas viagens. Uma delas, foi para a Serra Catarinense, em Urubici, já que eu tinha o sonho de ver neve. Desde lá, crescia a nossa paixão por viajar e este foi o começo da história”, conta Soleane.
A ideia de adquirir a Kombi surgiu por volta do ano de 2020. Morando há cerca de dois anos e meio na praia, o casal começou a se sentir entediado, com o desejo de poder viajar mais. Foi quando Soleane e Jonas decidiram comprar uma Kombi.
“Foi uma história complicada, pois procuramos em várias cidades, em outros estados, e não estávamos achando. Até que encontramos uma em Blumenau, mas o proprietário inicialmente não queria vender. Conversando, conversando, consegui fazer o negócio e, assim, tínhamos a nossa Kombi”, relembra Jonas.
Com o veículo, começou o trabalho, pouco a pouco, de preparação para que pudessem viajar com ela. Na primeira experiência, foram para um acampamento de Kombis. Dali para frente, o casal não parou mais e sempre que pode está viajando com a Kombi, já tendo conhecido vários estados e cidades Brasil a fora.
“Na época nós fazíamos artesanato também e vendíamos nos locais para os quais viajávamos. Nós fizemos muitos amigos ao longo deste caminho e foi durante estas aventuras com a Kombi Soso, nome que veio pelo apelido da Soleane, que surgiu a ideia de criar um canal para deixar registradas as nossas histórias. Aos poucos, somos ganhando cada vez mais seguidores e também amigos desta forma”, conta Jonas.
Além de Jonas e Soleane, agora há mais um viajante na Kombi Soso, o cão Gugu, que também já conquistou a simpatia de quem acompanha os registros do casal. “Durante uma viagem por seis estados brasileiros, que estávamos fazendo, uma caminhonete com algumas pessoas fazia sinal de luz, no trajeto em Mato Grosso. Quando paramos, eles afirmaram que reconheciam o Gugu, de um vídeo que haviam visto nas redes sociais, então isso também é muito legal”, revelam.
Neste ano, a Kombi Soso passará pela sua terceira reforma, a fim de aprimorar ainda mais a estrutura do veículo para as novas aventuras do casal, na companhia de Gugu. Todo o trabalho está sendo feito por Jonas, pouco a pouco, com o objetivo de deixar a Soso ainda melhor.
No ano que vem, com a reforma terminada, a ideia é seguir para Brasília e depois percorrer mais estados brasileiros, talvez no Norte e Nordeste, segundo Jonas e Soleane.
Segundo o casal, viajar com a Kombi se torna um estilo de vida, e, para Soleane, foi uma mudança drástica se comparada ao estilo de vida que levava antes, em Brasília. “Eu trabalhava com alta costura e, lá, estava acostumada a estar sempre bem arrumada, ter muitas roupas, calçados. Mas quando decidimos praticamente morar dentro de uma Kombi, viajando, foi uma grande mudança, precisei me desapegar de muitas coisas, para que se encaixasse neste estilo de vida. Mesmo tendo sido um desafio no início, não me arrependo e não troco as nossas aventuras por nada”, destaca.
Mesmo com os desafios e “perrengues”, segundo Jonas, a tranquilidade de poder viver viajando é algo que não tem preço. “Se você está viajando, não tem horários, não tem a rotina, o estresse, vamos viajando e aproveitando as aventuras. Claro que sempre buscamos locais seguros para ficar e tal, muitas vezes trocando informações com outros viajantes. Esta é outra parte muito legal, as pessoas que vamos conhecendo pelo caminho, os amigos que vamos fazendo e os contatos feitos”.
O casal reforça, ainda, a gratidão pelos amigos feitos ao longo do caminho, que sempre ajudam quando necessário, com informações e dicas, além da troca de histórias e experiências. Hoje, Jonas e Soleane não se veem vivendo de outra forma, se não podendo viajar com a Kombi Soso. “Não deixo esta aventura. Se eu tivesse que deixar a Kombi e viver apenas em casa, acho que adoeceria”, pondera Soleane.
“A Kombi te proporciona muitas aventuras, histórias e amigos, muitos deles, porque um ‘kombeiro’ sempre ajuda ao outro e é isso que faz tudo ser ainda mais especial”, finaliza Jonas.
Para quem desejar acompanhar a rotina do casal, basta clicar no link para ver o perfil @kombisoso2021.