Motivação para dançar ao ritmo do Hip Hop
Pomerodenses que integram grupo Andreia Mendes falam sobre o estilo musical e porque ingressaram no coletivo de dança
Foto: Raphael Carrasco / JP
O Hip Hop é muito mais do que apenas um gênero musical; é uma cultura que se expressa através da dança, da música, da arte visual e da moda.
Nessa jornada de autenticidade e autoexpressão, o grupo de dança Andreia Mendes se destacou como um exemplo de que o ritmo do Hip Hop pode proporcionar grandes espetáculos. E foi por causa do estilo de coreografia e musical que os pomerodenses Gustav Raduenz e Isadora Lanser Corrêa se identificaram e iniciaram a sua jornada no grupo.
Gustav está no coletivo de dança desde o ano de 2017, quando tinha 6 anos. Ele conta que se interessou pela dança após ver outros amigos que já eram dançarinos e, então, resolveu dar início às aulas, juntamente com coreógrafa Andreia Mendes. Quando começou a participar, Gustav percebeu que o Hip Hop era mesmo o estilo que combinava mais com a sua maneira de dançar.
“Eu adoro o fato de poder me expressar através do Hip Hop, mas sem dúvidas o que mais gosto é das conexões (como fazer novos amigos, conhecer novos lugares e outras perspectivas do mundo) que a dança em geral nos oferece”, conta.
No ano de 2022, o pomerodense participou de sua primeira competição, com a categoria júnior. E, neste ano, Gustav participou da competição do grupo júnior e foi à seletiva do mundial com a categoria varsity. O jovem também falou sobre as experiências que vem ganhando com o grupo.
“Sensação de satisfação, de que cada treino valeu a pena, é muito legal trabalhar duro por uma coisa que você quer muito e conseguir realmente alcançar o objetivo”, finaliza.
Já Isadora está no grupo desde de 2015. Sua história na dança começou no ballet clássico, porém, a jovem não se identificou com o estilo. Após uma procura, juntamente com a mãe, para descobrir novos gêneros, a pomerodense descobriu o Hip Hop.
“Gosto muito de dançar Hip Hop porque é uma dança vibrante, deixa a plateia entusiasmada e todo mundo se diverte muito e ele cria conexões incríveis”, relata a pomerodense.
Isadora relembra um dos momentos mais especiais que já teve: o campeonato mundial de dança de Hip Hop. Esta foi a primeira experiência internacional da jovem, representando o grupo de dança de Timbó. Outro evento que ela considera inesquecível é o Festival de Dança de Joinville, um dos maiores da América Latina. A pomerodense, por fim, falou sobre a experiência de dançar com outros amigos que fez, dentro do grupo.
“Participar do Grupo de Dança Andreia Mendes, dançar Hip Hop, traz muitos valores para minha vida, como disciplina, oportunidade de fazer novas amizades, organização, ou seja, aprendizados para o desenvolvimento pessoal. Sou muito feliz por ter feito essa escolha para minha vida”.
Sobre o grupo
Localizado em Timbó e com um núcleo de dança em Pomerode, o grupo nasceu em 1998 com uma outra proposta, tendo o Jazz como o gênero escolhido para a dança. Mas, com o tempo, após ver a limitação de coreografias e também de pessoas engajadas, resolveu mudar para o Hip Hop.
Em 2023, o Hip-Hop completa 50 anos de história. Por muito anos, o gênero musical era considerado como algo “marginalizado” ou “suburbano”. E, para quebrar este preconceito, foi com este estilo que o grupo Andreia Mendes se consolidou cada vez mais no mundo da dança, conquistando espaço no cenário nacional e também internacional, já que o grupo participou de campeonatos mundiais de dança.
“Eu encontrei no Hip Hop uma dança mais livre. Um estilo em que eu pudesse encaixar coreografias mais específicas e mais elaboradas, já que o Jazz também era um pouco mais “devagar”. Já no Hip Hop, muitos jovens acabaram se interessando mais pelo ritmo e também pelas coreografias, que são intensas e exigem vários ensaios para que tudo fique perfeito”, conta a coreógrafa.
Além dos dois dançarinos, outros pomerodenses participam do grupo, em direntes categorias.
Você sabia?
Especialistas dizem que o hip hop nasceu no dia 11 de agosto de 1973, quando o dj Kool Herc e sua irmã Cindy Campbell organizaram uma festa, na avenida Sedwick, 1520, Bronx, em Nova York. Essa festa ficou marcada como o nascimento do Hip Hop.