Especiais

Maruim: Explorando mitos e verdades sobre o “mosquitinho” que incomoda com suas picadas

Saiba mais sobre!

16 de março de 2024

Foto: Envato Elements/imagem ilustrativa

Os maruins são mosquitos que frequentemente se tornam um incômodo para pessoas que vivem em regiões úmidas e pantanosas. A sua picada pode causar irritação, coceira e até mesmo reações alérgicas em algumas pessoas. No entanto, existem muitos mitos e verdades circulando sobre esses insetos. Vamos separar o fato da ficção para que você possa se proteger de maneira eficaz.

Maruins transmitem doenças como a Dengue e a Malária?

Ao contrário de mosquitos como o Aedes aegypti, os maruins não são conhecidos por transmitir doenças graves como dengue, zika, chikungunya ou malária. No entanto, suas picadas podem causar irritação e coceira significativas, o que pode levar a desconforto e, em alguns casos, infecções secundárias se não forem tratadas adequadamente.

O repelente de mosquitos é ineficaz contra Maruins? 

Repelentes de mosquitos contendo ingredientes como DEET, icaridina ou óleo de citronela podem ajudar a afastar os maruins e reduzir o risco de picadas. Aplicar o repelente nas áreas expostas da pele antes de se aventurar em áreas onde os maruins são comuns pode ser uma medida eficaz de proteção.

Apenas as fêmeas de Maruins picam seres humanos? 

Assim como muitos outros mosquitos, apenas as fêmeas de maruins se alimentam de sangue, necessitando dele para o desenvolvimento dos ovos. No entanto, tanto machos quanto fêmeas podem ser uma fonte de irritação devido ao seu zumbido e comportamento de enxameamento.

 Maruins podem ser eliminados com facilidade utilizando velas de Citronela ou outros métodos naturais?

Velas de citronela, óleos essenciais e outras soluções naturais podem ajudar a afastar os maruins em pequenas áreas ao ar livre. No entanto, em regiões onde esses insetos são abundantes, esses métodos podem não ser suficientes para evitar picadas. Telas em janelas, uso de repelentes e roupas de proteção são medidas adicionais que podem ser necessárias.

Maruins são inofensivos além de causarem coceira?

Embora as picadas de maruins geralmente causem apenas irritação e coceira, em casos extremos, algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas graves, resultando em inchaço, dor intensa e até mesmo infecções secundárias. Pessoas que experimentam sintomas graves após uma picada de maruim devem procurar atendimento médico imediato.

Em suma, embora os maruins não transmitam doenças graves como dengue ou malária, suas picadas podem ser extremamente desconfortáveis e, em casos raros, causar complicações sérias. Tomar medidas preventivas, como o uso de repelentes e roupas de proteção, e evitar áreas infestadas pode ajudar a reduzir o risco de picadas e minimizar o desconforto associado a esses pequenos insetos.

Notícias relacionadas