Especiais

Mãos voluntárias que fazem o bem

Clube de Mães Simpatia, de Testo Rega, reúne mulheres engajadas, que vendem artesanatos para doar lucro a instituições de Pomerode

27 de dezembro de 2023

Foto: Raphael Carrasco / JP

Solidariedade e muita vontade de fazer o bem.

Em Testo Rega, um grupo de mulheres se reúne uma vez ao mês para confeccionar, com as próprias mãos, artesanatos caprichados que, quando prontos, são vendidos para angariar recursos a serem doados a instituições de Pomerode.

O Clube de Mães Simpatia é um grupo formado por mulheres dedicadas que encontraram uma maneira única de promover o artesanato local e contribuir para o bem-estar da cidade. Desde sua criação, o Clube tem sido um sinônimo de solidariedade e criatividade em Pomerode.

Desde o início, o grupo decidiu que todos os lucros obtidos com a venda de seus produtos seriam integralmente doados para instituições da cidade.

Fundado em 1994, após sugestão de Vitória Lenzi à Nilza Hoffmann, o Clube de Mães Simpatia começou na associação da Porcelana Schmidt. Nilza, que contou com o apoio de duas amigas, na época, fundou o grupo que iniciou com poucas voluntárias, porém, este cenário foi mudando, com o passar do tempo.

Nilza conta que a motivação para criação do projeto, além da sugestão de Vitória Lenzi, foi a vontade em ajudar ao próximo.

Foto: Raphael Carrasco / JP

 

“A gente criou este grupo com apenas um propósito e objetivo: ajudar ao próximo. Eu fico muito feliz em poder ver o crescimento deste projeto tão lindo, com o passar dos anos. No começo, tínhamos poucas pessoas, mas, com o passar dos anos, tudo mudou, para melhor. Tanto que, estamos ‘na estrada’ há cerca de 30 anos. Agora, neste momento, me afastei um pouco do grupo e venho aqui de vez em quando, por conta de questões pessoais. Mas poder ver todas essas meninas engajadas na causa é extremamente gratificante. Posso dizer que tive uma realização pessoal, com tudo isso”, conta.

A cada ano e dias que passavam, mais pessoas aderiram ao projeto solidário. Atualmente, o Clube conta com cerca de 20 voluntárias e os encontros ocorrem uma vez ao mês, na Comunidade Luterana de Testo Rega. Com mulheres de todas as idades que fazem parte do grupo, atualmente, as voluntárias trazem o seu próprio material, pagos do próprio bolso, para confeccionarem as mais variadas peças artesanais de pano ou crochê, para serem vendidas ao público geral.

A venda dos produtos ocorre de forma particular, como explica Valéria Pereira Schroeder, uma das voluntárias que fazem parte do Clube de Mães Simpatia, nos dias atuais.

“Tudo que a gente faz por aqui é pago por nós e depois vendido de forma particular. Claro que, em certas ocasiões, recebemos doações de tecidos, linhas, para que possamos confeccionar nossas peças. E, quando vendidos os produtos, todo o valor é doado 100% integral, ou seja, não fica nada para nós, vai tudo para as instituições”, explica a voluntária.

Valéria também aproveitou para agradecer a todas as engajadas na causa e ressaltou que a comunidade pode ajudar, ainda mais, no crescimento do projeto.

Foto: Raphael Carrasco / JP

 

“Fazer o que amamos e, ao mesmo tempo, contribuir para o bem-estar da nossa cidade é incrível. Cada peça que fazemos é uma forma de espalhar o amor e a solidariedade. Essas meninas estão aqui hoje apenas para fazer o bem e também é uma forma de socialização entre nós. O entrosamento de todas é sensacional. Queria aqui agradecer de forma carinhosa a essas meninas que dedicam seu tempo de forma totalmente voluntária. E, caso a comunidade tenha interesse em ver como é nosso trabalho aqui, bastar vir aqui na Comunidade Luterana de Testo Rega, sempre na segunda quarta-feira do mês”, reforça o convite.

Para saber mais sobre o Clube de Mães Simpatia, seja para doações ou até mesmo para compor o projeto, basta entrar em contato através do telefone 99917-8316. O grupo não possui redes sociais.

Notícias relacionadas