Especiais

Mais de duas décadas de amor e cuidado com as orquídeas

Membro mais antigo do Círculo de Orquidófilos de Pomerode fala sobre o gosto pelo cultivo de orquídeas e sobre a história do grupo

30 de abril de 2023

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Cultivar orquídeas e cactos sempre foi uma forma de relaxamento para Alberto Tiegs, integrante que está há mais tempo no Círculo de Orquidófilos de Pomerode.

O grupo completa 30 anos em 2023, tendo duas fases dentro de sua história, e Tiegs faz parte do Círculo desde o ano de 2003. “Comecei por incentivo da Frau Porath, uma das pioneiras do grupo, ainda em 1993, com a Flor-de-Maio, que é um tipo de cacto. Depois fui adquirindo orquídeas, e assim foi indo, até hoje”, comenta o aposentado.

Frau Porath era como Zidone Porath era chamada, de forma carinhosa. Ela era um dos 20 sócios fundadores da Associação dos Orquidófilos e Cultivadores de Plantas Ornamentais de Pomerode, o primeiro grupo da área, criado oficialmente em 22 de novembro de 1993.

Os sócios fundadores da Associação foram Francisco Canola Teixeira, Francisco Carlos Loos, Carmem Hornburg, Margaret Hornburg Rusch, Cláudio Marcos Krueger, Rogério Gutz, Alcino Siewert, Márcia Regina Eggert, Verônica Eggert, Martina Nicolai, Christa Clara Nicolai, Ilse Marlene Richter, Osnildo Salvador Rodrigues, Vigold Haas, Egon Tiedt, Ingoberto Hille, Veraldo Liesenberg, Wilson Liesenberg, Roseana Struck, Josef Gasparek e Zidone Porath.

Esta, é considerada a eterna mãe do Círculo de Orquidófilos e era carinhosamente chamada de Frau Porath (in memorium). Frau Porath foi a única dos sócios fundadores de 1993 que permaneceu associada ao grupo até o começo do ano de 2008.

Cerca de 10 anos depois da fundação do primeiro grupo, em 2002, o orquidófilo amador, comerciante proprietário de uma floricultura, Ruy Gebauer começou a realizar o sonho de trazer para Pomerode uma exposição de orquídeas e plantas ornamentais, reestruturando a associação de orquidófilos para discutir e compartilhar ideias referentes ao cultivo de orquídeas. Sem que houvesse uma diretoria oficial, o grupo começou, a partir desta data, a planejar a 1ª Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais de Pomerode, agendada de 06 a 08 de setembro de 2002.

Em uma reunião no dia 29 de setembro de 2002, foi oficializada a retomada dos trabalhos da “Associação dos Orquidófilos e Cultivadores de Plantas Ornamentais de Pomerode”, com o presidente Ruy Gebauer. A Associação passou a se chamar Círculo de Orquidófilos de Pomerode.

“Na primeira exposição não estive, apenas a partir da segunda, já no segundo ano do retorno do grupo, e faço parte do Círculo, desde então. Hoje, eu cultivo principalmente orquídeas e cactos, e sempre participo das exposições. Não sei dizer quantas variedades que tenho, pois acredito que tenho mais de 5 mil vasos aqui”, relata Alberto Tiegs, integrante mais antigo do Círculo de Orquidófilos de Pomerode.

O cultivo de orquídeas sempre foi uma prática terapêutica na vida de Tiegs, pois eram uma boa ocupação e exigiam cuidado e carinho.

Alberto Tiegs mantém, em sua casa, diversas espécies de orquídeas. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

 

“Trabalhei em uma loja de materiais de construção e trabalhar com as orquídeas era uma forma de aliviar o estresse. Se eu estava estressado, bastava ter contato com as orquídeas, além de ser uma boa ocupação. Todos os dias tem algo para ser feito relacionado às orquídeas. Precisam ser limpas, adubadas, é necessário verificar se não há doenças, e assim é o meu dia”, relata.

O aposentado confirmou que será um dos expositores da 26ª Exposição de Orquídeas de Pomerode. O evento será realizado no próximo fim de semana, entre os dias 05 e 07 de maio.

“Ainda não decidi quantas plantas irei levar para a exposição, pois depende das orquídeas que estarão com flores ou não. Todas elas têm a sua época da floração, algumas bem distintas uma das outras. Além disso, as orquídeas tem um tempo de florada que, por vezes, não é muito longo, fica florida apenas por poucos dias”, explica Tiegs.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

O Círculo, para o aposentado, também tem muita importância, pois é uma forma de proporcionar troca de experiências e conhecimento, no qual todos ensinam e aprendem, mutuamente. Por fim, Tiegs enaltece o significado das orquídeas, em sua vida.

“É gostoso trabalhar com as orquídeas, eu adoro. Minha vida sempre foram as orquídeas, antes mesmo de entrar para o grupo eu tinha as orquídeas. É maravilhoso”, destaca.

Notícias relacionadas