Lages receberá Central de Interpretação de LIBRAS em parceria com Fundação Catarinense de Educação Especial
A comunidade surda do Planalto Serrano de Santa Catarina será beneficiada com a segunda Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do Estado. O serviço é disponibilizado por uma parceria da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) com o programa do governo federal Viver Sem Limites, da Secretaria…
A comunidade surda do Planalto Serrano de Santa Catarina será beneficiada com a segunda Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do Estado. O serviço é disponibilizado por uma parceria da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) com o programa do governo federal Viver Sem Limites, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A Central será instalada nas dependências da Associação de Pais de Amigos dos Surdos (Apas) de Lages. Ela oferecerá serviços gratuitos para intermediação da comunicação por meio da LIBRAS para usuários não-ouvintes de todos os 12 municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages.
A definição da localização da Central foi resultado de uma reunião feita na última segunda-feira, 23, na sede da Apas, em Lages, com a participação do presidente da FCEE, Eliton Verardi Dutra, da coordenadora do projeto e responsável técnica do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da FCEE, Patrícia Amaral, do presidente da Apas, Ademar Varela, do deputado estadual Gabriel Ribeiro e do Secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte.
O presidente da Apas, Ademar Varela, ressalta que o projeto trará grandes benefícios à comunidade surda. “A região tem centenas de surdos e a central dará a eles o direito constitucional de se expressar amplamente”, afirmou Varela.
“A escolha de Lages para receber a Central levou em conta o número de municípios contemplados e a quantidade de surdos que serão beneficiados”, explicou Patrícia Amaral, que coordenou o estudo de levantamento realizado em fevereiro para definir qual região de Santa Catarina receberia a segunda Central de Intérpretes do Estado, coordenada pela FCEE.
A previsão é que a Central entre em funcionamento até o final de março. Nas próximas semanas, a FCEE deverá realizar a entrega de equipamentos, mobiliários e veículo fornecidos pelo Governo Federal. Os profissionais que irão trabalhar na Central serão intérpretes da própria região e receberão apoio técnico do CAS/FCEE.
Histórico
As Centrais de Interpretação de LIBRAS (CIL) são parte da política desenvolvida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Desde 2012, foram implantadas 23 centrais no Brasil em parcerias com Estados e municípios, que auxiliam o atendimento das pessoas surdas nos serviços públicos, médicos, jurídicos e policiais com intérprete de LIBRAS e traslado.
Para implantar as Centrais, o governo federal doa mobiliário, computadores, equipamentos eletrônicos e um carro para Estados e municípios interessados. Como contrapartida, os parceiros devem disponibilizar recursos humanos e materiais de escritório, além de um motorista e de manutenção para o veículo.
A Central de Intérpretes de LIBRAS, instalada no campus da instituição em São José (SC), foi criada em agosto de 2012, tendo sido integrada ao programa Viver Sem Limites, no início de 2013, mudando então sua denominação para CEILS/SC.
O objetivo é promover a comunicação entre surdos e ouvintes por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), garantindo assim o acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade. A CEILS/SC faz atendimentos gratuitos para a comunidade surda de todo o Estado, com preferência para os municípios da Grande Florianópolis. Todos os atendimentos são feitos com agendamentos prévios com 48h de antecedência via e-mail, telefone, Skype ou pessoalmente.
Casos de urgência também são atendidos por um intérprete plantonista membro da Central. Contatos através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (048) 3381-1651.