Saúde

JP Saúde: obstruções urinárias

As obstruções mais conhecidas são as cólicas renais, a causa mais comum de procura urológica nos prontos socorros

7 de março de 2021

As obstruções do aparelho urinário podem ocorrer nos rins, ureteres e uretra. São diversas as causas das obstruções urinárias, sendo que todas elas levam a um desconforto terrível aos pacientes. 

As obstruções mais conhecidas são as cólicas renais, a causa mais comum de procura urológica nos prontos socorros. A cólica renal ocorre em virtude da obstrução urinária no ureter devido a um cálculo impactado no mesmo. Os rins estão produzindo urina normalmente e devido a impossibilidade de escoamento a bexiga, fica represada causando dilatação do sistema coletor do rim acometido. Isso leva a dores lombares lancinantes associado a náuseas e vômitos. Não infrequente, temos que desobstruir por meio de procedimentos cirúrgicos (ou o implante do cateter duplo J ou na tentativa de resolver o cálculo ureteral com a ureterorrenolitotripsia ). Além disso, o quadro de estenose de junção ureteropiélica (estenose de JUP) e tumores que comprimem os ureteres podem levar a obstrução urinária. 

As obstruções da bexiga urinária ocorrem na maioria das vezes em decorrência do crescimento benigno da próstata nos homens (HPB). O que acontece é que com o crescimento prostático, há um estreitamento da uretra prostática e com isso uma dificuldade da bexiga esvaziar completamente seu conteúdo. Com o passar do tempo a bexiga muda sua conformação, aumentando em espessura e ficando mais musculosa para vencer essa pressão aumentada gerada pela próstata. Pode chegar a um ponto de obstrução que a bexiga fica flácida e não consegue expulsar a urina, levando ao quadro de retenção urinária. A dor é muito intensa e leva este paciente ao pronto socorro para a passagem de uma sonda vesical de demora.

Outras causas de obstrução da bexiga urinária são: infecções urinárias, prostatite (infecção da próstata); sangramentos vesicais (causados por tumores de bexiga, uso de anticoagulantes) e também as estenoses de uretra. Nas mulheres uma possível causa de obstrução urinária é devido a cirurgia para correção de incontinência urinária, em que a tela usado no procedimento pode ficar muito apertada, dificultando a eliminação da urina. Além disso pode haver uma flacidez da bexiga com o envelhecimento e a paciente não consegue urinar adequadamente, levando ao aumento do resíduo pós miccional favorecendo as infecções urinárias de repetição. 
Em todos os casos nosso objetivo é drenar a urina represada, seja nos rins, ureteres ou bexiga.

Uma condição rotineira de nossa especialidade, é o uso de sonda vesical de demora ou mesmo a cistostomia (drenagem vesical por meio de uma sonda abdominal que chega na bexiga) em pacientes que não são capazes de eliminar a urina espontaneamente.

Procure seu urologista para mais informações.

Dr. Raphael Lahr, médico urologista

 

Serviço:

O Centro Médico Integrado fica localizado anexo ao Hospital e Maternidade Rio do Testo (sala 33)

3395-3892 / 99703-0506

Facebook: centromedicointegrado 

Instagram: @centromedicohmrt

Notícias relacionadas