Eleições

Jovem pomerodense é contemplado com smartphone na Campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”

O TRE/SC, em parceria com a Receita Federal, contemplou 150 jovens, com idade de alistamento facultativo na data da sua inscrição eleitoral, ou seja, entre 16 e 17 anos

3 de junho de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Na noite de quinta-feira, 02 de junho, o Cartório Eleitoral de Pomerode promoveu a entrega de um smartphone para um jovem pomerodense, sorteado pela Campanha “Meu primeiro título #BoraVotar”, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC). A Campanha teve como objetivo estimular jovens, com idade entre 16 e 17 anos, cujo alistamento e voto são facultativos, a se inscreverem como eleitores, dando-lhes a efetiva oportunidade de participarem como cidadãos, de fato e por direito, do processo político.

O TRE/SC, em parceria com a Receita Federal, contemplou 150 jovens, com idade de alistamento facultativo na data da sua inscrição eleitoral, ou seja, entre 16 e 17 anos, destinando-lhes um aparelho smartphone, doado pela Delegacia da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Florianópolis. E Pomerode (55ª Zona Eleitoral) teve um jovem contemplado pelo sorteio, por ter se alistado para o pleito deste ano.

Adão Lopes Júnior, de 16 anos, recebeu o aparelho celular das mãos da Juíza Eleitoral, Iraci Satomi Kuraoka Schiocchet, no Fórum de Pomerode. Também estiveram presentes o Chefe do Cartório Eleitoral de Pomerode, Rafael Leon Menezes Sanches, a família do jovem e a diretora da instituição de ensino em que ele estuda, Daniela Radüenz, da Escola de Educação Básica José Bonifácio.

O jovem, que estuda no 2º ano do Ensino Médio, comentou que foi a irmã que o incentivou a fazer o título de eleitor já aos 16 anos, como uma forma de exercer a sua cidadania e afirmou estar muito grato por ter sido contemplado.

“Eu agradeço a todos, e à minha irmã, por me apoiarem e à justiça eleitoral por este prêmio. Garanto que agora, com certeza, irei ter muito mais responsabilidade”, disse.

A Juíza Eleitoral da 55ª Zona, Iraci Satomi Kuraoka Schiocchet, enalteceu a importância da campanha. “Muito importante os jovens participarem disso, pois é muito fácil apenas criticar, quando não participamos da escolha dos nossos representantes. A partir do momento em que participamos, podemos ajudar a escolher pessoas melhores para nos representarem nos cargos públicos e também ajudar a cobrar soluções para a sociedade. A participação dos jovens é fundamental para os rumos que o nosso país irá seguir daqui para frente”, enalteceu.

O Chefe do Cartório Eleitoral, Rafael Sanches, destacou o esforço em convocar os jovens à participação eleitoral. “A Justiça Eleitoral está neste esforço, para atingir o público que ainda não tem obrigatoriedade de se alistar como eleitor. Então houve esta campanha para incentivo e especificamente em nosso estado foram sorteados estes smartphones e o objetivo era este, que o jovem, além de se conscientizar sobre a importância, também tivesse esta premiação”.

Por fim, a diretora da EEB José Bonifácio, Daniela Radüenz, falou com orgulho sobre a decisão de Adão em fazer o primeiro título já aos 16 anos. “A nossa escola fica muito honrada por ser um aluno nosso a receber o prêmio, o único de Pomerode e recebemos com muita felicidade esta notícia. Durante as aulas, principalmente em filosofia, sociologia e também em história, há este debate sobre a responsabilidade do voto, da cidadania e esta reflexão acontece nas aulas, com os jovens. E em nossa escola, especialmente, por ser apenas de Ensino Médio. Tentamos desenvolver neles este compromisso, pois temos consciência de que os jovens desta faixa etária poderiam mudar os rumos de uma eleição”, afirmou.

Adão na companhia da diretora da EEB José Bonifácio, Daniela Radüenz. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

 

O jovem recebeu o aparelho das mãos da Juíza Eleitoral da 55ª Zona Eleitoral. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

 

A família, com a irmã e a sobrinha do jovem, prestigiaram a entrega. (Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode)

Notícias relacionadas