Estado

Joinville decreta Situação de Emergência devido às chuvas do fim de semana

Nas últimas 24h choveu mais de 200mm na região

25 de fevereiro de 2024

Divulgação/Prefeitura de Joinville

 

Após as intensas chuvas que atingiram Joinville, o prefeito Adriano Silva (Novo) e a vice Rejane Gambin (Novo) conduziram uma reunião de emergência neste domingo, 25 de fevereiro, para avaliar os impactos e definir medidas.

Como resultado, a prefeitura decretou situação de emergência diante do cenário.

Nas últimas 24 horas, a região enfrentou um acumulado de 215 milímetros de chuva, resultando em 50 ocorrências até às 12h deste domingo.

Entre os incidentes, destacam-se 20 deslizamentos, cinco quedas de muro, duas quedas de árvores e 23 casos de alagamentos em residências.

Os bairros mais afetados foram Aventureiro, Boehmerwald, Centro, Fátima, Guanabara, Itaum, Itinga, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Petrópolis, Santo Antônio e Ulysses Guimarães.

A reunião contou com representantes de diversas secretarias, incluindo Proteção Civil, Segurança Pública, Infraestrutura Urbana, Meio Ambiente, Assistência Social, Educação, Cultura e Turismo, além da Companhia Águas de Joinville.

Atualmente, os desabrigados encontram abrigo temporário em residências de familiares ou amigos, não havendo necessidade imediata de abrigos emergenciais. No entanto, a prefeitura está pronta para ativar esses recursos conforme necessário.

As equipes de obras municipais estão em regime de plantão, fornecendo suporte com equipamentos, incluindo retroescavadeiras e caminhões, para as operações da Defesa Civil.

No sábado à noite, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, com auxílio de grupos de jipeiros, resgatou 70 pessoas ilhadas no Terminal Central.

Por questões de segurança, o Museu de Sambaqui e o Museu Fritz Alt permanecerão fechados neste domingo. Além disso, a Feira de Adoção de Animais organizada pelo Centro de Bem-estar Animal foi cancelada.

Para a tarde deste domingo, 25, a região permanece em alerta, com previsão de mais chuvas, estimadas entre 30 e 50 milímetros.

Notícias relacionadas