J.André: 25 anos ajudando a idealizar os sonhos da sua família
Empresa familiar que é referência em esquadrias, inox, alumínio, calhas e vidros, completa 25 anos de excelência no ramo, em Pomerode

Foto: WA Marketing
Em 10 de abril de 2000 começava a história de uma empresa familiar, que hoje é sinônimo de excelência em esquadrias, inox, alumínios, calhas e vidros. A J.André iniciou sua trajetória há 25 anos, a partir da iniciativa do casal Valmor e Hanne Lore Jandre, de empreender na produção de calhas.
Valmor já trabalhava no ramo metalúrgico, mais especificamente na produção de calhas, além de ser conhecido na região como músico. Quando enxergou a possibilidade de empreender na sua área de trabalho, decidiu criar a J.André, junto de sua esposa. “No início, eram apenas meu pai e minha mãe trabalhando, que ajudava também um pouco na produção. Depois, contrataram os primeiros funcionários. A história da J.André começou no rancho e na garagem aos fundos da residência deles, com uma dobradeira para atender aos primeiros clientes”, relata uma das filhas do casal e sócia da J.André, Rejane Jandre.
A trajetória da J. André é marcada por momentos-chave que impulsionaram sua evolução. Em 2010, Janete Jandre, nora do casal de fundadores, ingressou na empresa para auxiliar na organização financeira e de processos, ajudando a modernizar os controles administrativos. Até então, a fundadora, Dona Hanne Lore, gerenciava todos os processos manualmente, com fichários de clientes e registros escritos.
Com a digitalização do mercado e a chegada da nota eletrônica, tornou-se essencial modernizar a empresa. Em 2011, Rafael, que até então trabalhava em outra empresa, passou a integrar o negócio familiar. Inicialmente, ele aprendeu os aspectos técnicos da produção de calhas e, ao perceber a demanda crescente no setor de construção, vislumbrou a oportunidade de expandir os produtos oferecidos. Assim, a J. André passou a trabalhar com vidros temperados, esquadrias e, posteriormente, cercas e portões de alumínio.
Em outubro de 2011, Rejane Jandre também ingressou na empresa, fortalecendo ainda mais a gestão e contribuindo com novas ideias e processos. O crescimento não parou por aí: novos galpões foram construídos em 2014, permitindo a ampliação da produção e a aquisição de equipamentos modernos, como a dobradeira de seis metros e outras máquinas específicas para a fabricação de calhas.
Olhando para as necessidades do mercado, a J. André agregou mais produtos ao seu portfólio, como portas e portões de alumínio, inicialmente em parceria com fornecedores externos e, posteriormente, com produção própria. A empresa também investiu na produção de esquadrias de alumínio, que hoje é um dos carros-chefe da empresa, soldagem e iniciou a produção de guarda-corpos em aço inox e ferro trabalhado.
“Nosso crescimento começou a partir do trabalho com as calhas e vidros, mas havia uma procura muito grande, por parte dos clientes, por portas e portões de alumínio, então percebemos que era uma oportunidade de mercado também para estes itens. Depois, adquirimos o aparelho de solda e começamos com a parte de aço inox, com os guarda-corpos, por exemplo, e recentemente, passamos a oferecer cercas, portões, guarda-corpo de aço carbono, seguindo tendências de mercado, sempre atualizados em relação à direção que ele está caminhando”, afirma Rejane.
Hoje, a empresa se divide em quatro sócios, Rafael Jandre, Rejane Jandre, Janete Jandre e Pamela Rafaela Jandre Crovato, neta dos fundadores e representante da terceira geração à frente da empresa.
O segredo do sucesso da J. André está na qualidade dos produtos e no atendimento personalizado. Cada projeto é adaptado às necessidades do cliente, garantindo soluções sob medida e de alta durabilidade.
“Nosso grande diferencial, além de qualidade dos nossos produtos, é o atendimento totalmente personalizado. Oferecemos todo o cuidado com a produção, instalação, garantia e entrega final, oferecendo ao cliente o produto da forma que ele deseja e retribuindo a confiança em nosso trabalho, com um produto único e exclusivo para transformar o seu projeto dos sonhos em realidade”, garante Pamela.
Profissionalização e compromisso com a sustentabilidade
Com um olhar atento às tendências de mercado e boas práticas empresariais, a J. André tem investido na profissionalização da gestão. Desde 2016, com a chegada de Pamela, a J.André passou a focar ainda mais na definição de setores e responsabilidades, sempre contando com o apoio do Sebrae para treinamentos e consultorias.
O compromisso com a sustentabilidade também se tornou um dos pilares da empresa. Em 2023, a J. André foi uma das primeiras 100 empresas no Brasil a obter o Selo Rumo ao ESG, que certifica que o negócio é uma empresa sustentável, parte de um projeto pioneiro de Santa Catarina. Esse selo é renovado anualmente, exigindo um compromisso contínuo com práticas sustentáveis e eficientes.
Além disso, a empresa participou do Programa de Gestão Avançada (PGA), em parceria com o Sebrae e
a Viacredi, um treinamento intensivo de um ano e meio que abrange todas as áreas da empresa, Estratégia, finanças, marketing, gestão de pessoas e processos.
Uma empresa familiar com visão de futuro
Atualmente, a J. André mantém a essência de uma empresa familiar, mas com uma gestão cada vez mais estruturada e voltada para o futuro. Com quase 40 colaboradores, a empresa impacta diretamente dezenas de famílias e diversos fornecedores da região.
“Deixamos o nosso agradecimento, primeiramente, ao sr. Valmor e dona Hanne Lore, por terem iniciado esta história de sucesso, com muita coragem e muito trabalho. Depois, aos nossos colaboradores, pois todo o sucesso é resultado do trabalho de pessoas muito qualificadas e profissionais. Também agradecemos aos nossos parceiros aqui de Pomerode e aos fornecedores da cidade e da região. E, por fim agradecer a todos os nossos clientes, que confiam em nosso trabalho e em nossa proposta de sermos uma família que entrega sonhos a outras famílias com a idealização de seus projetos. Muito obrigada”, finalizam os sócios.