Saúde

Imunização de mais de mil pessoas durante o “Dia D” de vacinação

Sábado, dia 5 de maio, foi o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o Brasil. Em Pomerode, foram vacinados 822 idosos, 43 gestantes e 141 crianças.

1 de junho de 2015

Sábado, dia 5 de maio, foi o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o Brasil. Em Pomerode, foram vacinados 822 idosos, 43 gestantes e 141 crianças. Em Pomerode, a meta é imunizar 4.416 pessoas das faixas etárias prioritárias. A campanha de vacinação nacional segue até o dia 25 de maio e é direcionada a indígenas, profissionais da área da saúde, crianças com idade entre seis meses e dois anos, idosos e gestantes. No ano passado 25,13 milhões de pessoas foram imunizadas, para este ano a estimativa é de 30,1 milhões de pessoas.
Segundo o Ministério da Saúde, essa vacina protege contra os três principais vírus que circularam pelo hemisfério sul no ano passado, incluindo a influenza A (H1N1). Proporciona um impacto direto na redução de internações por doenças respiratórias e diminui gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e redução do número de óbitos provenientes de complicações por doenças respiratórias.
Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.
Apurações feitas pelo Ministério mostram que até terça-feira, dia oito, foi vacinado 17% da população esperada, somando mais de cinco milhões de pessoas. A meta desse ano é a vacinação de 80% do público direcionado.
Não podem tomar a vacina cidadãos alérgicos a proteína do ovo ou que apresentaram reação alérgica à vacina anteriormente.

Como prevenir
Mesmo imunizando essa faixa da população, os demais cidadãos também ficam propensos a contrair os diferentes tipos de vírus contra a gripe. Para prevenir o contágio é recomendado arejar bem os ambientes, usar lenço descartável ao tossir e espirrar e lavar bem as mãos em seguida e após usar o banheiro; utilizar álcool 70% para higienização das mãos; não compartilhar copos, canudos e talheres e evitar lugares com aglomerações.

Notícias relacionadas