Estado

Idosa é encontrada viva em necrotério depois de hospital declarar morte, em SC

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que um processo de sindicância foi aberto para apurar as responsabilidades do fato

29 de novembro de 2023

Foto: Arquivo Secom SC

Um episódio inusitado ocorreu no Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, quando uma idosa de 90 anos, inicialmente declarada como falecida, foi encontrada viva no necrotério do hospital.

O caso veio à tona após o filho da vítima, Renato Godoy, buscar ajuda de um deputado, que expôs a denúncia nas redes sociais.

A saga começou quando a idosa foi internada na sexta-feira, dia 24 de novembro. No dia seguinte, a família recebeu a notícia do seu falecimento.

O filho assinou a documentação necessária e acionou uma funerária. Contudo, o inacreditável ocorreu quando um funcionário da funerária ligou para informar que a mãe ainda estava viva.

Os funcionários perceberam que a idosa estava viva, já que seu corpo estava quente e ela ainda respirando. Na sequência, os médicos do hospital foram acionados e reanimaram a idosa. No domingo, 26, a paciente foi encaminhada para o quarto, mas no dia seguinte,  a idosa não resistiu e veio a óbito.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que um processo de sindicância foi aberto para apurar as responsabilidades do fato. Além disso, informou que o Comitê de Ética Médica e a Comissão de óbito foram notificados sobre o ocorrido.

Notícias relacionadas