Saúde

Hospital Santo Antônio realiza a primeira cirurgia com HIPEC habilitada pelo SUS em Santa Catarina

O paciente tem diagnóstico de câncer peritoneal, o procedimento durou nove horas e envolveu 10 profissionais

8 de abril de 2024

Foto: Divulgação/Hospital Santo Antônio

O Hospital Santo Antônio, de Blumenau, primeiro hospital de Santa Catarina a ser habilitado para cirurgia Peritoniectomia com HIPEC (Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica) pelo SUS, realizou a primeira cirurgia, nesta sexta-feira, 5, após a habilitação do serviço. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e sua equipe intermediaram o processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde. O paciente tem diagnóstico de câncer peritoneal, o procedimento durou nove horas e envolveu 10 profissionais.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destacou a importância dessa conquista para a população do Vale do Itajaí. “Nosso compromisso é oferecer um sistema de saúde eficiente e de qualidade para os catarinenses. Essa habilitação é resultado de esforços para melhorar a assistência à saúde na região. O Hospital Santo Antônio é um grande parceiro do Governo do Estado”.

A técnica HIPEC é uma abordagem altamente especializada, complexa, que consiste no ressecamento cirúrgico do(s) tumor(es), associada ao uso de quimioterapia, entre 40 e 42 °C no interior da cavidade abdominal do paciente. A Cirurgia de Peritoniectomia/Citorredução com HIPEC se tornou o tratamento padrão ouro, com melhores resultados comprovados, para alguns tumores disseminados no abdômen e tem proporcionado chance de cura para determinados tipos de câncer abdominal avançados.

“É um enorme avanço para pacientes com doença disseminada que até então não tinham expectativa de cura pelo SUS e o reconhecimento da nossa equipe experiente e estrutura especializada neste tratamento de ponta”, afirma Patrícia da Costa Câmara, Cirurgiã Oncológica do Hospital Santo Antônio.

Por conta da alta complexidade do procedimento, participaram, ao todo, 10 profissionais, entre cirurgiões oncológicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, perfusionistas e residentes de cirurgia.

“A primeira cirurgia HIPEC pelo SUS é um avanço para o tratamento de câncer na região e mostra o comprometimento do Hospital Santo Antônio em oferecer tratamento de qualidade, com técnicas inovadoras aos pacientes. Essa é mais uma grande conquista para os catarinenses, que por meio da SES, na pessoa da Secretária de Saúde, senhora Carmen Zanotto e equipe, intermediaram o processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde. Consolidando o Hospital Santo Antônio como grande referência nacional”, afirma Rafael Bertuol, Gerente Geral do Hospital Santo Antônio.

A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, diz que a oferta da cirurgia de HIPEC pelo SUS no Hospital Santo Antônio é um marco para a saúde pública em Blumenau. “Essa conquista representa um passo crucial na democratização do acesso a um tratamento inovador e altamente eficaz para os pacientes do município e da região. Mais uma vez, o HSA se destaca pelo pioneirismo em benefício da comunidade, abrindo as portas para que pacientes de toda a região recebam o tratamento sem precisar enfrentar longas viagens para outros centros de referência.”

O Centro de Oncologia do Hospital Santo Antônio atualmente é referência em oncologia clínica adulto para 14 municípios do Vale do Itajaí, em oncologia pediátrica para 53 municípios e hematologia para 42 municípios, que abrangem a região do Médio Vale do Itajaí, Alto Vale e Foz do Rio Itajaí. Agora, a HIPEC junta-se às referências do Hospital Santo Antônio, que recebe pacientes de todo o estado para o tratamento de câncer peritoneal.

Além de estrutura moderna, o Hospital dispõe de equipe interdisciplinar especializada integrada para o atendimento e acompanhamento dos pacientes de forma personalizada, ágil e assertiva, buscando rapidez na condução do tratamento, desde a chegada do paciente à instituição.

Fonte: Agência de Notícias/Secom

Notícias relacionadas