Saúde

Hospital Santa Isabel chega à marca de dois mil transplantes de rins realizados

Instituição de Blumenau é referência no país e se prepara para atingir quatro mil transplantes

23 de junho de 2022

Foto: Gabriel Silva / Comunicação HSI

O Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, acaba de ultrapassar a marca de dois mil transplantes de rins realizados na unidade. Integrante da Rede Santa Catarina, a Instituição está entre os principais hospitais do país que realizam este procedimento, reconhecido nacionalmente pelo pioneirismo e excelência nos transplantes de coração, córnea, rim, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e pâncreas isolado. O HSI faz este tipo de cirurgia desde 1980 e, ao longo das últimas décadas, construiu uma trajetória para se tornar referência, acumulando importantes números, premiações e reconhecimento de agentes do setor público e privado. Além da recente marca estabelecida, a Instituição se prepara para atingir 4 mil transplantes.

O milésimo segundo rim a ser transplantado pelo HSI foi para uma paciente do sexo feminino, de 73 anos, moradora do município catarinense de Timbó. Para a Enfermeira Coordenadora da unidade responsável pelos pacientes transplantados, Carla Duarte, todos aqueles que passam por uma cirurgia de transplante costumam ter um sentimento especial de gratidão.

“A frase nascer de novo é a mais ouvida em nosso setor. As pessoas demonstram extrema satisfação e agradecimento pelo fato de estarem vivas e nos emocionam diariamente ao valorizar as coisas simples da vida”, comenta.

O Serviço de Transplantes do Hospital Santa Isabel atende pacientes dos 293 municípios catarinenses, inclusive de outros estados do Brasil, e oferece atendimento de uma equipe multidisciplinar.

“Aqui no HSI, temos um grande diferencial para o paciente que vai passar pelo transplante. Ele vai ser atendido por profissionais de fisioterapia, psicologia, nutrição e outras áreas médicas. Este cuidado e atendimento vão desde o período pré-operatório até após a cirurgia”, afirma Carla.

 

Sobre o Hospital Santa Isabel (HSI)

O HSI conta com uma equipe formada por aproximadamente 1.300 colaboradores e 370 médicos, mais de 260 leitos, sendo 10 na UTI Coronariana e 20 na UTI Geral, e atende 44 especialidades médicas em uma área de mais de 28 mil metros quadrados.

Sua intensa vocação à Alta Complexidade o torna referência em especialidades como Implante de Marca Passo, Hemodinâmica, Radioterapia, Neurologia Clínica e Neurocirurgia. O Hospital Santa Isabel também é reconhecido como o melhor hospital transplantador de Santa Catarina, estando entre os cinco principais hospitais que realizam transplantes de fígado no Brasil.

Por todos esses números, o Hospital Santa Isabel é referência para aproximadamente 90 municípios catarinenses, além de pacientes oriundos de outros locais do país. É reconhecido pelo Governo do Estado como a unidade hospitalar que mais realiza procedimentos de transplantes de órgãos em Santa Catarina.

O Hospital Santa Isabel é a única instituição catarinense que conta com cirurgias robóticas entre suas especialidades e foi reconhecido como o melhor hospital catarinense e um dos 65 melhores do Brasil pela World’s Best Hospitals 2022 – pesquisa internacional voltada ao setor de saúde, conduzida pela revista norte-americana Newsweek. Com média geral de 15 mil internações por ano, mantém um percentual em torno de 70% de seus atendimentos no Serviço de Emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Bernardo Stampa/FSB

Notícias relacionadas