Homem é condenado por tentativa de feminicídio no Testo Salto; vítima sobreviveu ao fingir estar morta
Julgamento durou cerca de 12 horas e reconheceu a prática de tentativa de feminicídio com asfixia, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima
Foto: Magnific / Jornal de Pomerode
Um homem foi condenado por tentativa de feminicídio em um julgamento realizado pelo Tribunal do Júri da Comarca de Blumenau, na tarde da última quinta-feira, 18 de junho. A sessão teve duração aproximada de 12 horas e ocorreu de forma fechada ao público, em razão do sigilo judicial do processo.
O crime aconteceu em março de 2025, no bairro Testo Salto, em Blumenau, e foi marcado pela extrema violência das agressões. Conforme consta nos autos, a vítima sobreviveu após fingir estar morta para interromper a ação do agressor e conseguir escapar.
De acordo com o processo, a agressão começou dentro de um veículo, quando o réu surpreendeu a mulher com um golpe de estrangulamento conhecido como “mata-leão”. Em seguida, ele desferiu diversos socos no rosto da vítima, que chegou a perder a consciência em alguns momentos.
Ainda segundo os autos, o homem utilizou uma corda e as próprias mãos para intensificar a asfixia, causando lesões graves, entre elas fratura dos ossos nasais, edema facial e escoriações. A morte somente não ocorreu porque a vítima simulou estar sem vida, fazendo com que o agressor interrompesse temporariamente as agressões.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
Aproveitando um momento de distração do homem, a mulher conseguiu fugir. Ela se trancou no veículo e dirigiu até a residência de familiares, enquanto era perseguida pelo agressor. Posteriormente, recebeu atendimento médico.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese apresentada pelo Ministério Público e reconheceu a prática de tentativa de feminicídio com as qualificadoras de emprego de asfixia, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Após o crime, o réu foi preso dias depois na BR-101, no município de Balneário Piçarras.
O promotor de Justiça responsável pelo caso, Bruno Bolognini Tridapalli, destacou a importância da decisão. “A condenação reconhece a extrema violência empregada pelo fato de a vítima ser mulher e reafirma a importância da proteção integral às vítimas de violência doméstica e de gênero”, afirmou.
O réu já estava preso preventivamente e começou a cumprir a pena imediatamente, sem o direito de recorrer em liberdade.
Relembre o vídeo de como o autor agiu durante a tentativa de feminicídio:
