Estado

História de SC: detalhes perdidos na bandeira e no brasão oficiais podem ser recuperados por resgate histórico

Foram perdas significativas nos detalhes em relação ao desenho original, de 1895, criado pelo ilustrador Lucas Alexandre Boiteux.

10 de maio de 2023

Foto: Arquivo Governo de Santa Catarina

Um resgate das principais características históricas pensadas na criação da bandeira oficial de Santa Catarina. Foi esse o motivo que levou o governador Jorginho Mello a criar um novo Manual de Marca para os símbolos que representam o Estado. A medida é embasada no Decreto n. 127 de 27 de abril de 2023, já publicado no Diário Oficial, e que deu início à revitalização do brasão de Santa Catarina.

Foram perdas significativas nos detalhes em relação ao desenho original, de 1895, criado pelo ilustrador Lucas Alexandre Boiteux. As armas do Estado de Santa Catarina foram estabelecidas pela Lei n. 126, de 15 de agosto de 1895, mesma lei que estabeleceu também a Bandeira do Estado.

Foto: Arquivo Governo de Santa Catarina

 

“O governador Jorginho Mello determinou que a comunicação institucional do governo catarinense voltasse a adotar, a partir desse resgate histórico, os elementos originais da bandeira e do brasão de armas. Ele quer mostrar que Santa Catarina tem muito orgulho da sua história e das suas conquistas ao longo dos anos”, explica o secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi.

Entre as descaracterizações que foram ocorrendo estão deformações na face da águia, erros de perspectiva, problemas no traçado, erros de dimensão e proporção e asas da águia sem simetria. Um levantamento foi feito pela própria equipe do governo e identificou que as alterações começaram a ocorrer a partir de 1953, quando o brasão foi refeito para retirar a letra H que constava em Santa Catharina.

Foto: Arquivo Governo de Santa Catarina

 

Técnicas rudimentares de serigrafia e, depois, de digitalização, foram os principais motivos que levaram a perdas de tantos detalhes ao longo de um século.

Agora, a marca volta a receber uma padronização com base nesse resgate histórico. Será usada em todas as comunicações oficiais do Governo do Estado: propagandas institucionais, placas, outdoors, identificação de veículos e todas outras iniciativas que sejam relacionadas com a administração estadual.

Fonte: Governo de Santa Catarina

Notícias relacionadas