Grupo de Monaretas “Rostigen Schätze”: tradição sobre duas rodas
Grupo existe há 12 anos em Pomerode e foi criado especialmente para a Festa Pomerana

Foto: Joana Prochera / JP
A nossa Festa Pomerana, que chegou à sua 40ª edição em 2025, é um dos eventos culturais mais tradicionais do estado, e se destaca pela preservação das raízes germânicas da cidade, além de outras tradições de figuras que sempre fizeram parte das paisagens do município.
Entre elas, o grupo de monaretas “Rostigen Schätze” (Tesouros Enferrujados, em alemão) é um destaque especial, encantando moradores e turistas com sua originalidade e animação, sendo um dos grupos mais numerosos dos desfiles típicos da Festa Pomerana.
Fundado em 2013 especialmente para o desfile da Festa Pomerana, o grupo conta atualmente com cerca de 90 integrantes, sendo 99% de Pomerode. Sua presença nos desfiles é aguardada com entusiasmo, pois alia tradição, música e diversão em apresentações coreografadas que arrancam aplausos do público.
Além de participar anualmente da Festa Pomerana, o grupo também marca presença em outros eventos regionais, como a Festa Trentina, Oktoberfest da Vila, desfiles de 7 de setembro e a Weihnachtsfest.
A monareta tem um significado especial para os integrantes do grupo, fato que é destacado a cada desfile típico do qual o grupo participa, muitos dos quais aprenderam a pedalar em bicicletas do modelo.
“Foi minha primeira bicicleta, assim como para vários outros integrantes do grupo”, compartilha Paula Vanessa Hetterich Siewerdt, uma das integrantes. Essa conexão emocional reflete-se no carinho do público, que frequentemente compartilha suas próprias memórias ligadas às monaretas.
“É muito emocionante ouvir as histórias das pessoas sobre suas infâncias e juventudes com a monareta. Isso cria um vínculo incrível entre nós e o público”, destaca Paula.

Foto: Joana Prochera / JP
Além disso, a interação com os espectadores vai além das lembranças: os turistas muitas vezes participam das coreografias, tiram fotos e se contagiam com a energia do grupo.
Reconhecimento além de Pomerode
Com o passar dos anos, o grupo “Rostigen Schätze” se tornou referência na região e ganhou reconhecimento em outras partes do Brasil. “Muitos colecionadores já ouviram falar sobre o desfile das monaretas. Hoje, quando menciono que sou de Pomerode, muita gente associa a cidade às nossas bicicletas”, conta Paula, com orgulho.
O sucesso do grupo é tão grande que até o Papai Noel de Foz do Iguaçu já desfilou com eles em uma edição da Festa Pomerana.
Amizades e tradição
Além da diversão, o grupo é um espaço para criar laços e preservar tradições. “Fizemos muitas amizades ao longo desses anos, tanto dentro quanto fora de Pomerode. Nosso lema é tradição, emoção, música e diversão – sempre acompanhados de um chopp geladinho após o desfile, claro!”, brinca Paula.
O “Rostigen Schätze” segue firme como um símbolo de cultura, alegria e paixão pelas raízes, trazendo vida às ruas de Pomerode e mantendo viva a história de um simples, mas inesquecível, modelo de bicicleta. Com certeza, ainda veremos o grupo em outros eventos na cidade.

Foto: Joana Prochera / JP