Especiais

Ganhando seus mimos, no Natal

Animais do Zoo Pomerode são agraciados com presentes de Natal, em ação promovida pelos colaboradores

22 de dezembro de 2019

Estamos bem pertinho de uma das datas mais especiais do ano, aquela que celebra, religiosamente, o nascimento de Cristo: o Natal. Além do significado religioso, a data também marca a união das famílias e momentos de confraternização, com direito a presentes para as pessoas que você mais gosta. E, no Zoo Pomerode, uma ação promovida pelos colaboradores registrou momentos fofos para quem estava presente no zoológico, no último fim de semana.

 

(Foto: Divulgação / Zoo Pomerode)

Diante dos visitantes, os animais receberam presentes especias e eles têm o desafio de desembrulhar os pacotes recheados de alimentos diferentes do que estão acostumados a receber, mas que são saudáveis. Ao observar a atividade, crianças e adultos ouvem explicações sobre o bem-estar animal. No último sábado e no domingo, o público pode conferir a entrega desses presentes aos leões, ursos e hipopótamos, mas outros além destes, irão participar da ação, neste fim de semana, dias 21 e 22 e também no Natal, dias 24 e 25 de dezembro. 

Os petiscos que são colocados dentro dos presentes variam de acordo com a espécie, sendo pedaços de carne, peixe, frutas ou folhas, tudo conforme a dieta de cada animal do Zoo Pomerode. A ação é realizada anualmente e já é feita há mais de cinco anos, fazendo parte das atividades anuais de enriquecimento ambiental, sempre com o objetivo de difundir com mais profundidade, o bem-estar do animal.

 

(Foto: Divulgação / Zoo Pomerode)

Segundo a bióloga Priscila Weber Maciel a ação busca estimular os animais para que os mesmos não percam os instintos.

“Esse tipo de atividade faz com que eles tenham o instinto de caça, poder farejar, ser desafiado. Nessa época, as ações se intensificam e se tornam temáticas e, para o animal, se é uma caixa normal ou embrulhada, para ele não faz diferença, mas o público tem esse carisma, há uma simpatia maior e os visitantes também acabam aprendendo um pouco mais sobre a espécie, com o trabalho de explicação dos biólogos”, explica.

 

Ampliação dos horários

Pensando em bem atender nas férias, o maior zoológico de Santa Catarina, ampliou o horário de atendimento. Com uma hora a mais até o dia 31 de março de 2020, o Zoo Pomerode funciona das 8h às 19h, na Rua Hermann Weege, 180, Centro. A maior movimentação de visitantes devido ao recesso escolar e as altas temperaturas da estação são os principais motivadores da mudança.

Somente no primeiro semestre de 2019, mais de 128 mil pessoas conheceram o espaço que conta com 1.011 animais, de 242 espécies da fauna brasileira e de outros países. De acordo com Erik Mak, analista de marketing do Zoo Pomerode, durante o período de férias do ano passado – de novembro até fevereiro – o lugar recebeu mais de 84 mil visitantes. “A interação com os animais selvagens e o meio ambiente pode ser a solução para sair da rotina e aprender algo novo em família. Além disso, as trilhas totalmente arborizadas são um jeito de fugir do calor característico da época”, complementa. 

Maior zoológico de Santa Catarina, o Zoo Pomerode abriga 1.011 animais, de 242 espécies diferentes. Destas, 40 espécies estão na lista mundial de ameaçadas de extinção. Na sua maioria, os moradores do espaço não têm condições de voltar à natureza porque foram vítimas de maus-tratos ou acidentes. 

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas