Estado

Frio intenso em SC: Defesa Civil emite alerta para este domingo e segunda-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que está afetando o estado

30 de junho de 2024

Foto: Arquivo/Secom

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, que está afetando o estado desde este domingo, 30 de junho,  até a manhã de segunda-feira, 01 de julho.

As baixas temperaturas devem se manter ao longo desses dias, com previsão de formação de geada ampla e forte, especialmente nas regiões mais elevadas dos planaltos, do Meio-Oeste e da Grande Florianópolis Serrana na segunda.

Segundo o boletim, as temperaturas devem variar entre 1°C e 6°C durante a madrugada e o início da manhã do primeiro dia do mês de julho, sendo ainda mais baixas nas áreas mencionadas. Exceção é feita ao Litoral Norte, onde as temperaturas serão ligeiramente mais amenas.

A Defesa Civil ressalta que todos devem estar atentos, especialmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, idosos e enfermos, além de cuidar dos animais domésticos.

O risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia.

Recomendações da Defesa Civil:

  • Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
  • Procure se agasalhar e beber bastante água.
  • Evite locais aglomerados;
  • Mantenha a higiene das mãos.
  • Não transite diante de avisos de congelamento de pista e fique atento às orientações das Polícias Rodoviárias.

 

Notícias relacionadas