Estado

Frente fria e tempo instável são previstos nesta segunda (17), em SC

Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros

17 de junho de 2024

Foto: Inmet

Ao longo desta segunda-feira, 17 de junho, a atuação de uma baixa pressão no oeste catarinense e a influência de uma frente fria, com características estacionárias sobre o norte do Rio Grande do Sul e áreas de divisa com Santa Catarina, mantêm o tempo instável na porção sul e oeste de Santa Catarina, trazendo chuvas volumosas.

Nesta segunda-feira (17), as chuvas permanecem persistentes no Grande Oeste do estado, por vezes de forte intensidade mas diminuem gradualmente no Litoral Sul.

Ao longo do período, são esperados volumes entre 100 a 130 mm no Grande Oeste, mas que podem se aproximar ou até mesmo superar a marca dos 150 mm, sobretudo em trechos do Extremo Oeste e Oeste, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

No extremo sul do Litoral Sul, onde as chuvas persistem desde a madrugada do domingo, ainda são esperados cerca de 60 a 80 mm entre o último domingo (16) e esta segunda-feira (17) com pontuais acima.

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. O risco é baixo nas áreas em verde.

Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.

Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

Notícias relacionadas