Política

Folclore popular não acerta nas urnas

O folclore popular e as tradicionais simpatias se fazem presentes em muitas épocas do ano. As simpatias existem desde os tempos mais remotos e, atualmente, estas crendices se aperfeiçoam e adaptaram-se às novas situações. Tentativas de adivinhar situações são comuns, especialmente em época de eleição. Recorrer a santos ou a táticas infalíveis usadas pelos bisavós ou tataravós tornou-se comum.

8 de outubro de 2012

O folclore popular e as tradicionais simpatias se fazem presentes em muitas épocas do ano. As simpatias existem desde os tempos mais remotos e, atualmente, estas crendices se aperfeiçoam e adaptaram-se às novas situações. Tentativas de adivinhar situações são comuns, especialmente em época de eleição.
Recorrer a santos ou a táticas infalíveis usadas pelos bisavós ou tataravós tornou-se mais comum do que a maioria das pessoas imagina. Uma destas superstições, muito conhecida em Pomerode e, no mínimo, um tanto que curiosa, é a simpatia da bananeira para conhecer quem será o novo prefeito da cidade.
Os conhecedores desta tática dizem que é inevitável que ela dê certo e que eles sabem, antes da votação, quem é o vencedor. O método faz parte da cultura popular e das tradições das pessoas mais antigas. Para saber quem é o vencedor, é necessário um broto de bananeira para cada candidato, que devem estar no mesmo lugar, que sejam do mesmo tamanho e de igual grossura.
Conforme Celso Florão, morador do bairro Testo Rega, é muito difícil a simpatia dar errado. “Já realizo esta simpatia há algum tempo e sempre deu certo. Aprendi quando tinha nove anos com a minha mãe, hoje a realizo sozinho. Há quatros anos fiz também e acertei quando o Paulo Pizzolatti ganhou”, ressalta.
Neste ano a simpatia também apontou Paulo Pizzolatti como o vencedor, no entanto, não tão infalível quanto da última vez, Paulo Pizzolatti perdeu nas urnas. E mais do que isso, Celso também arriscou dizer a diferença entre os dois principais candidatos “será muito pequena a diferença, arrisco em dizer que será menor do que há quatro anos”, completa.
Os cortes já foram feitos enquanto a expectativa aumentava. Os brotos cresceram e a disputa eleitoral se faz presente em três simples pés de bananeiras no interior do município. Após as eleições a profecia não se confirmou: Rolf Nicolodelli é o novo prefeito municipal.
Outras simpatias
Celso Florão é crente em simpatias. Tanto que, além das bananeiras, pratica outras duas. A simpatia do fogo é realizada com brasa e um copo de água. “É necessário tirar duas brasas do fogo, definir qual representará cada candidato e colocá-las em um copo de água. A brasa que ficar boiando será o candidato que vai ganhar”, explica Florão.
A outra simpatia é realizada com água e papel. Celso utiliza um copo de água e pedaços de papel que contenham o número do partido de cada candidato. Ao colocar os papéis neste copo de água, Celso joga o líquido em seu pátio. O resultado se dará através da localização dos papéis no chão, sendo que o que estiver mais a frente ou por cima do outro, será o vencedor. O segredo desta simpatia está no horário em que ela é realizada, antes do nascer do sol.
Em todas as simpatias executadas para esta matéria, o resultado foi unânime, Paulo Pizzolatti para prefeito. No entanto, o resultado oficial das urnas saiu após as 18h, colocando em cheque as simpatias locais.

Notícias relacionadas