Faltas em consultas e procedimentos: ausência que pode custar uma vida
Secretaria de Saúde de Pomerode registrou, nos dois primeiros meses do ano, um índice de faltas de 22,95%, com mais de 1,7 mil procedimentos e consultas que deixaram de ser realizados
Foto: Envato Elements
Parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na saúde pública de Pomerode são as consultas com especialistas, procedimentos e exames. Com isso, o objetivo do SUS é atender a todas as pessoas, garantindo o atendimento necessário para uma atenção completa em saúde.
No entanto, um problema sério, que afeta a qualidade destes serviços é o absenteísmo, ou seja, as faltas em consultas ou procedimentos agendados pela Secretaria de Saúde de Pomerode.
Roseane Lemke Frotscher, de 57 anos, é moradora de Pomerode e aguarda por um exame de ultrassonografia do seu braço esquerdo desde o ano passado e aguarda na fila pelo agendamento do procedimento.
“Eu sentia muitas dores no braço esquerdo e, por isso, meu médico solicitou um raio X, que apontou um caso de artrose. Fui medicada e melhorei. Mas mesmo assim meu médico solicitou uma ultrassonografia, para ter um diagnóstico mais preciso, e aguardo desde o ano passado pelo agendamento deste procedimento”, conta a moradora de Pomerode.
Roseane comenta que nunca precisou esperar por muito tempo para a realização de um procedimento, e elogiou o fato de o SUS garantir tudo o que precisa, de forma gratuita. No entanto, ela destacou que o problema do absenteísmo, em sua opinião é falta de responsabilidade e que prejudica a comunidade, retirando a vez de alguém que precise.
“Nestes casos de faltas em procedimentos, se a pessoa é chamada e não comparece, é porque não está realmente precisando. A equipe da saúde sempre avisa com antecedência e, caso a pessoa falte, tira a vez de alguém que realmente precisa daquele serviço. Mesmo assim, sou muito grata pelo nosso SUS e vejo o atendimento em Pomerode sempre com muita qualidade”, destacou.
Segundo dados da pasta, em 2023, somente nos dois primeiros meses do ano, foram autorizados pela Secretaria Municipal 7.608 procedimentos de média e alta complexidade, sendo que confirmados foram 5.862. Portanto, houve uma taxa de absenteísmo de 22,95% e, com isso, 1.746 procedimentos ou consultas deixaram de ser realizados, devido a faltas de pacientes que tinham o atendimento agendado.
Em relação aos procedimentos, segundo a Secretaria de Saúde, o maior número de faltas foi nos exames de Ultrassonografias, que é a necessidade da paciente Roseane, e procedimentos de alta complexidade, como Ressonância Magnética.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de mais de 4% na taxa de absenteísmo, levando em conta os dois primeiros meses do ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro e fevereiro de 2022, haviam sido autorizados 3.988 procedimentos de média ou alta complexidade, sendo 3.232 deles confirmados. Portanto, apenas 756 consultas e procedimentos deixaram de ser realizados.
Ao longo de todo o ano de 2022, houve autorização e agendamento de 27.410 procedimentos ou consultas, e um índice de 23,71% de absenteísmo, ou seja, 5.778 procedimentos ou consultas deixaram de ser realizados.
De acordo com a Secretária de Saúde de Pomerode, Lígia Hoepfner, a questão do absenteísmo é um problema para a qualidade do serviço, pois afeta diretamente o tempo de espera dos pacientes e, consequentemente, a fila de espera por uma consulta ou procedimento.
“Se mais nenhum paciente faltasse nas consultas e procedimentos, conseguiríamos reduzir em torno de 23% as nossas filas, sem gastar mais nenhum recurso. Por exemplo, uma fila de um ano seria reduzida para nove meses, somente, se ninguém faltasse”, afirma.
Para tentar evitar que estas faltas aconteçam e, consequentemente, prejudiquem o andamento da fila, a Secretaria de Saúde procura fazer uma ligação telefônica para o paciente, com antecedência, além de enviar mensagens no WhatsApp. Ainda, buscando conscientização sobre a importância do tema, a Secretaria de Saúde já promoveu lives sobre o tema e orienta a comunidade por meio dos Agentes Comunitários.
Não posso comparecer: O que fazer?
De acordo com a orientação da Secretaria de Saúde, caso o paciente perceba que não poderá comparecer à consulta ou passar pelo procedimento na data agendada, ele deve solicitar o cancelamento com, no mínimo, três dias de antecedência, nos casos de realização no município de Pomerode.
Quando o procedimento ou consulta é autorizado em outro município, o pedido de cancelamento deve ser feito com cinco dias úteis de antecedência. “Desta forma, é possível o reaproveitamento desta consulta ou deste procedimento com outro paciente que esteja na fila”, reitera Lígia.
Ainda, a Secretária de Saúde destaca que, conforme Deliberação 255/CIB/2019, com duas faltas consecutivas o paciente deverá reiniciar o processo passando por nova avaliação da equipe de saúde da sua Unidade de Saúde de Referência, para reavaliar a real necessidade do procedimento/consulta especializada.
Por fim, Lígia enaltece a importância da responsabilidade por parte da comunidade, pensando no bem comum, de todos os pacientes atendidos pela rede pública de saúde.
“Várias alternativas já foram aplicadas, porém só teremos resultados quando o cidadão tomar consciência da importância dos serviços de saúde, e que o documento de autorização que ele tem em mãos tem um custo, desde o papel, o trabalho do servidor público, o custo do procedimento/consulta autorizado, a clínica que deixa de atender um paciente privado e o profissional fica aguardando, assim a falta tem um custo financeiro elevado para o SUS e um custo em saúde para os outros pacientes que estão na fila aguardando”, finaliza.