Especiais

Era uma vez uma igreja, no alto do morro

Igreja decorada com o estilo enxaimel chama atenção na paisagem do Ribeirão Herdt

23 de agosto de 2020

As igrejas pomerodenses, sejam quais forem as suas religiões, encantam quem as conhece pela arquitetura, decoração, história ou simplesmente pela sensação de acolhimento que elas possuem. 

No entanto, existe uma igreja, mais recente que tem um toque especial, relacionado diretamente à nossa cultura e que cativa quem a conhece, à primeira vista. A Pousada Rural Mundo Antigo é conhecida em todo o país pelas construções em estilo enxaimel, combinadas com a paisagem bucólica do campo e, desde o ano passado, tem um atrativo a mais: a igreja, decorada em estilo enxaimel.

Quem chega à pousada, ou mesmo passa pela Rua Ribeirão Herdt, onde a Pousada é localizada, logo consegue avistar a construção, no alto de um morro e, com certeza, se encanta com a paisagem.

 

 

Conforme o proprietário da Pousada Rural Mundo Antigo, Adolar Fischer, ter a igreja em sua propriedade era ter um desejo antigo, que ele conseguiu concretizar em 2019. 

“Consegui terminar a construção da igreja no ano passado, mas já tenho o projeto há cerca de 20 anos. Porém ela foi sendo feita em etapas, conforme era possível me dedicar a ela, e também conforme a demanda e a procura”, relata Fischer.

Para ela ficar completa, ainda faltam alguns acabamentos na parte interna da construção, como a decoração que está sendo planejada para o local. Mesmo assim, ao entrar na construção, é impossível não se encantar com a atmosfera rústica e acolhedora da igreja, que te faz ter vontade de permanecer ali. Além disso, a parte externa da igreja é um convite a uma bela fotografia, para quem a conhece.

 

 

 

Mas a igreja da Pousada Rural Mundo Antigo não é apenas um belo cartão postal, já que o estabelecimento a coloca à disposição para quem deseja eternizar algum momento especial em sua vida, como um casamento, por exemplo.

“Ainda não fizemos nenhum casamento aqui, mas para este ano havia sete ou oito agendados. Um deles deve ser realizado em setembro e outros foram adiados para o ano que vem. Nós a deixamos à disposição para qualquer evento que a pessoa deseje fazer, casamento, inclusive os homoafetivos se houver o desejo, e ensaios fotográficos”, comenta o proprietário da Pousada.

O projeto foi inteiramente feito por Fischer, do início ao fim e foi feito ilustrando a técnica enxaimel para combinar com as demais construções já existentes na propriedade, conhecida pela característica. 

 

 

“Existe uma única igreja ainda em estilo enxaimel, em todo o Brasil, em Benedito Novo, mas as primeiras eram todas neste estilo. Quem chega à propriedade logo vê a igreja e se encanta, perguntando se podem conhecer, fazer fotos. A nossa propriedade tem praticamente todas as construções em estilo enxaimel e, por este motivo, até mudaremos o nosso nome para Pousada Charme Enxaimel Mundo Antigo”, ressalta Fischer.

O proprietário da pousada reforça, ainda, que a igreja não possui um santo específico como “protetor” ou mesmo alguma religião, porque, de acordo com Fischer, ela deve ser aberta a todos que desejarem. “Era um desejo de 20 anos ter essa igreja, que consegui transformar em realidade. E é um atrativo turístico a mais, porque o turismo é isso, a gente sempre precisa criar coisas novas e é isso que busco fazer, desde que comecei a pousada, há mais de duas décadas”, finaliza.

 

 

Única no Brasil

(Foto: Blog Casal com Rodinhas nos Pés)

A única igreja do país construída e mantida na técnica enxaimel, desde sua fundação fica no município de Benedito Novo, localizado também no Vale Europeu. Ela foi construída em 1917 e é um dos principais atrativos da região, também.

 

Notícias relacionadas