Estado

El Niño ganhará força em SC: chuva e temperatura acima da média nos próximos 3 meses

O fenômeno deve ficar mais forte na Primavera, que começa no dia 23 de setembro às 03h50min, no Hemisfério Sul

1 de setembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A Epagri/Ciram divulgou nesta quinta-feira, 31 de agosto, a previsão climatológica para os próximos três meses em Santa Catarina. O fenômeno El Niño irá atuar durante a primavera e será de intensidade forte, o que aumenta o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo.

Além disso, há previsão de chuva e temperatura acima da média. O período também será marcado por temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.

 

Confira como fica o clima:

Precipitação

A previsão é de chuva acima da média climatológica, em SC. A precipitação deve ser frequente e com totais mais elevados na primavera, que será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias.

 

Climatologia (média histórica):

Setembro e outubro marcam a transição do inverno para o verão, com totais mensais elevados especialmente em outubro e no Oeste de SC. A chuva ocorre associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), mais comuns na primavera e com maior influência no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste de SC. Na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado.

Em setembro os totais de chuva variam de 150 a 210 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 mm nas demais regiões. Em novembro a chuva ocorre em SC com totais de 130 a 180 mm em média.

Os ciclones extratropicais atuam no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, especialmente em setembro e outubro, trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa estação.

 

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC. Ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio no início da primavera, com temperatura próxima ou abaixo de 0°C e formação de geada principalmente nas áreas altas do Planalto Sul. A previsão é de elevação da temperatura nos próximos meses e são esperados dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.

 

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em julho e agosto de 2023 a TSM seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial, com anomalia positiva de 1,0°C a 2,0°C, com maior anomalia de 3,0°C a 3,5°C na área leste. O processo de aquecimento no Pacífico Equatorial já indica a condição de El Niño.

Para os próximos meses a previsão é de El Niño, com intensidade forte, atingindo o pico máximo em Nov/Dez e Jan. O fenômeno persiste durante todo o verão de 2023/2024.

Nas águas do Atlântico Sudoeste observa-se anomalia positiva em torno de 2°C entre anomalias negativas de -1,0°C a -2,0°C.

Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Notícias relacionadas