“É ter a certeza que estou, sim, transformando a sociedade que atuo”: conheça a professora Luciana Lisboa
Professora de Pomerode premiada nacionalmente no Prêmio Educador Transformador fala sobre o amor pela educação

Foto: Arquivo pessoal
Luciana Lisboa, da EEBM Profª Noemi Vieira de Campos Schroeder, recebeu o segundo lugar na categoria Educação Infantil, da etapa nacional da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador.
Luciana faz parte do corpo docente da Escola Noemi Schroeder desde 2022, atuando também na escola Amadeu da Luz. A partir de 2023 ela ampliou a carga horária e hoje atua somente na instituição de Testo Central Alto.
Sempre foi o seu sonho ser professora? Por quê?
Na verdade, no início, eu não queria ser professora, porém eu passei em um processo seletivo para estudar no Instituto de Educação do Paraná, uma escola referência no curso de magistério. Toda minha família falava que eu tinha que ser professora porque eu gostava muito de estar sempre com as crianças cuidando delas e era considerada uma ‘nerd’. Ajudei a cuidar dos meus três sobrinhos e não via a hora de ter os meus filhos, sempre sonhei com uma família grande, por isso tive também três filhos.
Como eu sempre amei crianças, o curso de magistério foi perfeito para mim. Ser professor é uma oportunidade de aprender todo dia, é sobre isso; eu amo aprender, com nove anos minha brincadeira preferida era ler. Poder contribuir para a sociedade sendo um agente transformador, é algo importante para mim, eu preciso sentir que contribui para o coletivo. A nossa sociedade moderna é muito individualista e muitas vezes é preciso parar e refletir sobre nossas responsabilidades sociais, ser professora me permite refletir isso junto com meus alunos.
Qual foi o sentimento em ser premiada?
Foi o momento mais marcante da minha carreira de educadora, obviamente chorei muito. Este prêmio valorizou o meu fazer pedagógico em esfera nacional, sendo avaliado por Doutores em Educação, mostrando que eu trilhava o caminho certo. Como é gratificante saber que a metodologia empregada obteve os resultados esperados e que vai ao encontro do que se pede os documentos oficiais da Educação. É ter a certeza que estou sim transformando a sociedade que atuo através de uma educação de qualidade, inclusiva e afetiva de todos e para todos. Sensação de dever cumprido, não como pessoa individual, mas que faço parte de um coletivo que segurou na minha mão e caminhou junto, pois um projeto de sucesso é sempre resultado de um todo que se sentiu pertencente à causa.
Especialmente os funcionários da escola Noemi, os pais e os alunos, é claro. Me lembro da primeira reunião que disse aos pais dos alunos, ‘nos meus sonhos esse projeto vai vencer a FEBIC, quem quer sonhar comigo?’ E sonhando juntos, fizemos uma realidade muito melhor do que o próprio sonho.
Como se sente sabendo que está fazendo a diferença na vida de crianças e jovens, por meio do seu trabalho?
Me sinto realizada enquanto ser humano, pois não vim a este mundo sem um propósito maior, sou uma gota no oceano, mas o oceano é composto de milhões de gotas e cada uma é importante à sua maneira. Penso que não basta ensinar disciplinas é preciso ensinar para vida, ser uma referência para muitas crianças que não tem ninguém para se apoiar. Ser acolhedor e amoroso para que eles confiem em você quando você diz: ‘Você consegue! Você é capaz!’ Acreditem no seu próprio potencial! Quero que eles tenham a certeza que estudar vale a pena e que a escola é um lugar de paz e de muitas vitórias.
Qual o seu maior sonho ou desejo profissional?
Um sonho um tanto utópico é ver a sociedade valorizando os professores como deveria ser, pois se existe aluno protagonista de suas aprendizagens, com uma boa auto estima é porque teve um professor que criou as possibilidades e mediações necessárias para isso. Muitas vezes se foca totalmente apenas no aluno, sim acredito que este deve ser o centro, todavia sem um bom professor a aprendizagem significativa não acontece. A valorização do professor é um tema urgente a ser refletido na nossa sociedade. Meu desejo profissional é dar um passo a mais, eu amo a sala de aula, mas sinto que posso fazer muito mais atuando de alguma forma em Gestão de Projetos ou Formação de Professores tenho especialização em Gestão Escolar e gostaria de ajudar outros profissionais a se descobrirem também professores transformadores e que possam trazer muitos prêmios para nossa cidade.