Dois novos talentos, engajados na manutenção da cultura do Bandoneon
Gêmeos Gustavo e Gabriel Hoepers Aguiar dividem não só a semelhança física, mas também o amor pelo Bandoneon
Foto: Isadora Brehmer / JP
Gustavo Hoepers Aguiar e Gabriel Hoepers Aguiar, irmãos gêmeos de 13 anos, são mais duas figuras conhecidas em Pomerode e na região, graças ao Bandoneon. No perfil do Instagram @gemeosdepomerode é possível acompanhar o surgimento de mais dois talentos da música, que preserva parte da tradição de Pomerode.
A sua história musical que começou há cerca de três anos, quando começaram a tocar Bandoneon. Inspirados por seus primos de segundo grau, que também são gêmeos e tocam na Banda D’ Fiebes, Gustavo e Gabriel tiveram o primeiro contato com o instrumento através deles. “Eles nos mostraram, permitindo que segurássemos o Bandoneon e mostrando como era. Nós gostamos muito e logo pedimos ao nosso pai para que pudéssemos fazer aulas para aprender”, contam.
Com o apoio do pai, Edson Roberto Aguiar, os meninos iniciaram suas aulas de Bandoneon no Centro Cultural de Timbó. A primeira apresentação deles foi em um evento de Natal, e o nervosismo foi amenizado com o foco nas partituras e na decoração do local. Desde então, os gêmeos já se apresentaram em diversos eventos, especialmente na famosa Rota Enxaimel, em estabelecimentos ligados à cultura e gastronomia, além de apresentações em eventos de Pomerode e da região.
Hoje, os irmãos continuam suas aulas no Centro Cultural de Pomerode, sob a orientação do professor Rodrigo Kienen, com quem têm aulas todas as quintas-feiras. Sobre o aprendizado do Bandoneon, os gêmeos relatam: “Foi tranquilo aprender, embora no início precisássemos olhar para ver onde estávamos tocando, para saber onde tocar, mas aos poucos se tornou natural.”
A popularidade das apresentações levou Gustavo e Gabriel a criarem o perfil conjunto no Instagram, @gemeosdepomerode, após perceberem que muitas pessoas perguntavam onde poderiam segui-los. “Achamos que era uma boa ideia ter um local onde compartilhássemos nossas apresentações.”
Apesar de sentirem um frio na barriga no início de cada apresentação, os gêmeos afirmam que rapidamente se adaptam ao ambiente e se envolvem com a música. A sintonia entre eles é notada por muitos, que comentam que, em certos momentos, parece até que há apenas uma pessoa tocando. “Acreditamos que o fato de sermos irmãos gêmeos até nos ajuda em nossa sintonia”, dizem.
Gustavo e Gabriel já participaram de duas edições do Encontro de Bandoneon durante a Festa Pomerana e também se apresentaram na Oktoberfest de 2022, ao lado de seu professor e outros alunos. “Foi bem legal porque havia milhares de pessoas nos assistindo. Mesmo que desse um frio na barriga, estávamos dividindo o palco com mais pessoas, o que nos deixou mais tranquilos”, lembram com entusiasmo.
Os instrumentos dos gêmeos, ambos vindos da Alemanha e com mais de 80 e 100 anos de história, são motivo de orgulho. “Nós gostamos muito quando as pessoas vêm conversar conosco após as apresentações e perguntam a nossa idade e sobre os nossos instrumentos. Sempre contamos o que sabemos sobre eles e fazemos questão de ressaltar que eles vêm mesmo da Alemanha”, comentam.
O pai, Edson Roberto Aguiar, não esconde o orgulho dos filhos: “Eles têm muita facilidade para aprender, e acho que isso vem da família, pois meu tio tocava e meus primos tocam e inspiraram os dois a terem a vontade de tocar Bandoneon.”
Ele também destaca a importância de manter viva a cultura local através da música. “Tenho muito orgulho deles e sei que cobro responsabilidade para ensaiar e se apresentar, por isso quando os vejo se apresentando, sei que é fruto de muita dedicação. E também ficamos felizes pois eles estarão ajudando a perpetuar a nossa cultura, com a música e o instrumento, mantendo parte da tradição local. Da mesma forma é saber o idioma alemão, que eles também estudam, além de ser um conhecimento a mais para a vida”, frisa.
Com o talento e a dedicação dos gêmeos, Gustavo e Gabriel estão deixando sua marca na tradição musical da região, perpetuando o legado familiar e cultural através do som do Bandoneon.
Para quem quiser seguir acompanhando a trajetória de Gustavo e Gabriel junto ao Bandonenon, pode seguir o perfil no Instagram @gemeosdepomerode .