Política

Definido cenário pomerodense eleitoral para pleito de 2012

Surpresas, mudanças, movimentações e telefones celulares tocando sem parar, assim podem ser caracterizadas todas as convenções que ocorreram no final de semana em Pomerode. Muito foi discutido e especulado durante bastante tempo até que, finalmente, todos ganharam nomes, rostos e qualidades.

1 de junho de 2015

Surpresas, mudanças, movimentações e telefones celulares tocando sem parar, assim podem ser caracterizadas todas as convenções que ocorreram no final de semana em Pomerode. Muito foi discutido e especulado durante bastante tempo até que, finalmente, todos ganharam nomes, rostos e qualidades.
No sábado, dia 30 de junho, o cenário político pomerodense foi deliberado. Os partidos definiram suas coligações e, após uma tarde de acordos, os candidatos foram nomeados. Pelo menos era o que parecia. Alguns candidatos a vice-prefeito mudaram de nome desde então e alterações podem ocorrer até dia 05 de julho.
Na manhã de sábado, o PT reuniu-se para discutir se haveria coligação ou qual seria seu candidato à Prefeitura de Pomerode. E, depois de muito tempo, o PT vai lançar o nome de Antenor Zimermon para prefeito. Seu vice é Klaus Lieskow, também do partido. Com isso, o PT lança uma chapa pura.
A tarde de sábado foi mais movimentada. A partir das 14h, diversos partidos iniciaram as suas convenções. Pelo menos deveriam. Sem exceção, todas as convenções começaram com atraso.
O primeiro partido que iniciou sua convenção foi o PMDB, pouco depois das 14h30min, na Acaen. Ao contrário do que se comentava nos bastidores políticos de uma possível coligação com o PP, o partido anunciou a candidatura de Rolf Nicolodelli para Prefeito. Sendo mais uma novidade, o PMDB terminou a sua convenção coligado com o PSD, PR e DEM. Lançando assim o nome de Jürgen König, como vice-prefeito. Na segunda-feira, Ricardo Campestrini foi nomeado candidato a vice-prefeito, substituindo o nome de Jürgen König.
O PSD, que também havia marcado a sua convenção na Acaen, teve um atraso no início da reunião. Após alguns acertos do lado de fora da sala, o partido anunciou a sua coligação com o PMDB e ambos os partidos terminaram suas convenções reunidos em uma única sala, afirmando a parceria.
Esta coligação, acertada na tarde de sábado, teve uma série de mudanças até o fechamento desta edição que ocorreu na quarta-feira, dia 04 de julho.
No Clube Pomerode, o PP havia marcado a sua convenção também para às 14h e após algumas modificações, surpresas e decisões apressadas, a convenção começou por volta das 16h. O nome escolhido para ser candidato repetiu-se, Paulo Maurício Pizzolatti.
O PSDB tinha sua convenção na Associação da Prefeitura, às 15h. Também atrasada, a convenção começou depois de uma breve visita do Prefeito. Não diferente do que ocorreu no PP, o nome de Gladys Dinah Sievert também repetiu-se como candidata a vice-prefeita. Porém, já na segunda-feira, foi anunciado o afastamento de Gladys, por motivos de saúde, sendo oficializada a candidatura do ex-prefeito Ércio Kriek como vice na chapa, encabeçada pelo prefeito Paulo Pizzolatti.
O término da convenção ocorreu com a coligação entre PSDB e PP, no Clube Pomerode.
Alguns nomes já cotados, outros nem tanto. Coligações firmadas e canceladas em seguida. As convenções ocorreram e registraram os seus candidatos à Prefeitura de Pomerode, uma vez que mudanças ocorreram nos candidatos a vice, exceto do PT.
A busca pelo melhor candidato, pela melhor imagem do partido, pelas ideias e ideais compartilhados e demonstrados em pessoas, que agora são públicas, são as características destes candidatos. No entanto, o prazo para registro das candidaturas é dia 05 de junho e só então não haverá mais erro ou mudança.
A partir daí, a corrida pelo voto e pela confiança do eleitorado, além da exposição de suas propostas irá começar. Serão 90 dias de disputas e discussões, até que o resultado seja descoberto. Até lá, cabe a nós, eleitores, consciência para votar e aos candidatos, consciência para conquistar esse voto.

Conheça os candidatos e coligações para Prefeito:
Prefeito: Paulo Maurício Pizzolatti (PP)
Vice-Prefeito: Ércio Kriek (PSDB)
Coligação: PP, PSDB, DEM, PV, PRB e PTB

Prefeito: Rolf Nicolodelli (PMDB)
Vice-Prefeito: Ricardo Campestrini (PSD)
Coligação: PMDB e PSD

Prefeito: Antenor Zimermon (PT)
Vice-Prefeito: Klaus Lieskow (PT)
Coligação: PT (chapa pura)

Renúncia no PMDB:
Durante a sessão da Câmara que ocorreu na segunda-feira, dia 02 de julho, o vereador Ivan Falk renunciou o seu cargo de Presidente do PMDB. Alegando não gostar de trabalhar sob pressão e ter que se sentir à vontade para ir e vir, explicou um dos motivos pelo qual resolveu renunciar. “Passou o processo de coligações, eu fiz meu papel e agora estou renunciando à presidência do PMDB de Pomerode. Extremamente chateado com a ligação que eu recebi no sábado à tarde, quando nós já tínhamos decidido uma coligação com democratas de vice e o PSD viria junto nos apoiando, no que o PMDB só tem a agradecer pelo apoio. Quando naquela ocasião recebo a informação que meu amigo Norberto estava tirando fotos com o Antenor, se colocando como vice do Antenor, junto ao PT. Então, fiquei extremamente chateado”. Ivan Falk falou ainda que não havia necessidade de se fazer a leitura desta renúncia pelo Presidente da Casa, uma vez que esse papel nunca foi de direito, apenas de fato. “Não é necessário que seja feita a leitura pelo presidente desta Casa, pois oficialmente não existe nenhum registro de que sou presidente do PMDB, pois, como converso com alguns, não era o presidente de direito, mas sim o presidente de fato. E isso me dá total liberdade para os trabalhos sejam novamente conduzidos pelo presidente anterior”. Ivan foi o vereador mais votado da história do município e justificou sua saída em cima desta condição. “Fiz 1141 votos na ultima eleição, fui o vereador mais votado da história do município, posso falar e isso é de direito, como é de fato, e nessa condição eu jamais aceitaria que um candidato que nem conseguiu se eleger assuma a posição de coordenação do partido, como presidente, pose para fotos, assuma a situação, também de fato como presidente, e eu fico lá sem saber o que dizer às pessoas. Esse é um dos motivos”. Finalizando, o vereador reforçou que a decisão de afastamento é uma decisão pessoal. “Estou satisfeito pela vida que tenho, pelos motivos que me levam a tomar tal atitude e ressaltou que neste processo ele não é candidato a cargo algum”.

O Jornal de Pomerode fez uma única pergunta aos presidentes dos partidos de Pomerode: “Por que o seu partido decidiu apoiar este nome para Prefeito?”.
O único partido que não coligou foi o PT. Para eles a pergunta foi: “Por que o PT não coligou com nenhum outro partido e decidiu lançar a sua própria candidatura?”

Daniel da Luz
(Presidente do PRB)
“O Partido Republicano Brasileiro (PRB), é um partido de ideias novas, formado por pessoas comprometidas com os seus ideais e que prezam os valores da família. Coligamos sim com o candidato à reeleição pelo Partido Progresista (PP) e acreditamos que o atual prefeito está realizando um bom trabalho e que suas propostas vêm ao encontro das necessidades do município, acreditamos também que esta aliança tem o objetivo do progresso e o desenvolvimento social e econômico, preservando sempre o patrimônio cultural e as riquezas naturais do nosso município e da região. Estamos confiantes na aliança que foi firmada, sabemos do comprometimento da atual administração com o povo de Pomerode e que muito mais será feito pela nossa população”.

Rolf Nicolodelli
(Presidente do PMDB)
“Desde a última eleição de 2008, ficou o nome do Rolf Nicolodelli. 7240 votos conquistados com trabalho e dedicação ao PMDB e o partido sindicando também a candidatura do Rolf. Evidentemente o seu nome fica na mídia e marcado pela sua conquista. Obviamente esse nome se cogitou nos últimos quatro anos e chegando agora perto das eleições, mesmo eu relutando por causa da minha família que era contra, mas no finalzinho, vendo 600 filiados num partido e amigos que conquistamos pedindo para você ser candidato, devia isso para a comunidade de Pomerode. Isso me fez aceitar mais uma vez. É um trabalho de longa data que nos leva a isso. Eu tenho isso como obrigação em dar essa contribuição e devolver a confiança do pomerodense no Rolf”.

Marcos Conrado Hass
(Presidente do PSDB)
“Optamos em manter a coligação existente em decorrência do reflexo e resultados positivos obtidos nesses quatro anos. Acreditamos que fomos prejudicados em função das enchentes e catástrofes, mas acreditamos que seja possível fazer um trabalho ainda melhor no caso de reeleição”.

Wolfgang Schumann (Presidente do PT)
“O Partido dos Trabalhadores vem se preparando para administrar a cidade de Pomerode já faz algum tempo. Neste sentido, destacamos a atuação propositiva do vereador Antenor, o qual sempre exigiu da administração planejamento e transparência na aplicação dos recursos públicos. Portanto, o PT tem uma proposta de gestão participativa para nossa cidade, e neste sentido convidou outros partidos da base de apoio do Governo Dilma e do campo democrático popular para se juntarem ao nosso projeto, mas não houve a adesão por parte destes, os quais priorizaram a nosso ver projetos de ordem pessoal. Tanto é que a nossa candidatura já estava definida faz tempo, sendo que tem partido que duas horas da convenção ainda estava “negociando” espaços e estruturas, e alguns após as convenções continuam sem definição de seus candidatos e portanto sequer tem propostas e planejamento do que efetivamente querem para a nossa cidade. A população de Pomerode tem a oportunidade de votar no novo, e é por isto que temos candidatura própria a prefeito. A nossa coligação é com o povo. A administração será com o povo. Não precisamos e não vamos lotear cargos. Podemos mudar o jeito de administrar e cortar um monte de cargo desnecessário que hoje existe na administração. Sobrará mais dinheiro para investir na nossa cidade. Todos os nossos adversários já administraram a cidade. Chegou a nossa vez. O acerto do Governo Federal Petista nos credencia para disputarmos os rumos de nossa cidade. Temos as portas do Governo Federal abertas. Podemos e vamos fazer mais por Pomerode”.

Elias Alvim da Silva
(Presidente do PTB)
“Uma coligação não é discutida só pelo presidente do partido, existe uma Executiva municipal que discutiu em sua convenção e decidiu coligar com o PP. Na gestão passada nós também apoiamos o PP e nesses quatro anos em que foi Prefeito, nossa parceria continuou. Sempre que precisávamos, em qualquer situação, principalmente em situações referentes à comunidade, obtivemos apoio. Seja em saúde, seja em educação. A maioria decidiu por esse apoio e vamos mantê-lo”.

Ricardo Campestrini
(Presidente do PSD)
“Na verdade tivemos as duas conversas. Uma com o Prefeito, que ocorreu na sexta-feira a tarde e outra com o candidato Rolf Nicolodelli, que ocorreu no sábado antes da convenção. Como presidente, coube a mim, na verdade, apresentar as duas propostas que recebemos. Então a convenção é soberana e nela existiam pessoas que tinham interesse na proposta do Prefeito, mas a grande maioria optou pela proposta do candidato Rolf Nicolodelli. E nós acatando a maioria optamos em apoiar a candidatura de Rolf”.

Marcos Aurélio
(Presidente do PV)
“O Partido Verde de Pomerode está apoiando o candidato do PP, Dr. Paulo Mauricio Pizzolatti, a prefeito e o candidato do PSDB, Ércio Kriek, a vice prefeito e demais coligados, pelas propostas de trabalho da atual coligação. As propostas vêm de acordo com as ideias do Partido Verde, pois iremos trabalhar em conjunto para uma Pomerode melhor. E como pai de família que sou, quero o melhor para o futuro dos meus filhos. Sendo assim, temos que apoiar os candidatos que se preocupam em fazer que nossa cidade seja cada vez melhor”.

Waldemar Wuerges
(Presidente do PP)
“Mantivemos a coligação da última eleição em virtude de acreditar no trabalho que estamos fazendo. Sabemos das dificuldades que passamos em razão das catástrofes que ocorreram durante nosso mandato e sabemos também do nosso desejo e empenho em reerguer a cidade. Obtivemos resultados positivos e queremos dar continuidade a isso. O prefeito Paulo Pizzolatti fez uma excelente gestão, assim, não poderia, em hipótese alguma, deixar de ser o principal nome do nosso partido”.

Wilhelm Zilz
(Presidente do DEM)
O partido não quis se pronunciou.

André Soethe
(Presidente do PR)
O partido não quis se pronunciou.

Perfil do Candidato:
PAULO MAURÍCIO PIZZOLATTI:
Filiação Partidária: Partido Progressista (PP)
Idade: 53 anos
Grau de Instrução: Superior completo em Medicina pela UFSC
Resumo profissional: Médico Ginecologista/Obstetra, atuando no Hospital e Maternidade Rio do Testo, Médico do Trabalho atuando em empresas da cidade de Pomerode e de Blumenau, exerceu as funções de Diretor Clínico do Hospital e Maternidade Rio do Testo, Coordenador Regional da UNIMED, Membro do Conselho Municipal de Saúde de Pomerode. Foi Vice-presidente da AMMVI em 2011.
Carreira Política: Foi eleito Prefeito nas eleições de Outubro de 2008, sendo empossado no cargo em 01 de janeiro de 2009, com mandato até 31 de dezembro de 2012
Esposa: RAFAELLA SANDRINI PIZZOLATTI
Filhos: Isabella Sandrini Pizzolatti, Paulo Maurício Pizzolatti Junior e Lucca Sandrini Pizzolatti.

VICE: ÉRCIO KRIEK
Filiação Partidária: PSDB
Idade: 43 anos
Grau de Instrução: Superior completo em Administração de Empresas pela FURB e Técnico em Contabilidade
Resumo profissional: Trabalhou na área de Comércio Exterior na Empresa Karsten, na Cativa, na Fakini e na Altenburg. O primeiro emprego foi na indústria Parquet Wollick. Foi presidente da primeira associação de moradores de Pomerode, do Zoo Pomerode, da Paróquia São Ludgero, da APP do Colégio Sinodal Dr. Blumenau e da AMMVI.
Carreira política: Foi Prefeito de Pomerode de 2005 a 2008, vice-prefeito de 2001 a 2004 e vereador de 1993 a 1996. Foi membro da diretoria da APAE e membro do corpo diretor dos Bombeiros Voluntários de Pomerode. Também foi coordenador local e regional do Movimento Lareira.
Esposa: SALETE BUSSARELLO KRIEK
Filhos: Paola Sabrine Kriek

ANTENOR ZIMERMON:
Filiação Partidária: Partido dos Trabalhadores (PT)
Idade: 39 anos
Grau de Instrução: 2º grau completo
Resumo profissional: Metalúrgico na empresa Steel Ltda, desde janeiro de 1993. É Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos desde 2004. Participa, desde 1996, como membro da Executiva.
Carreira Política: Filiado ao PT desde 1995. De 2005 a 2008 foi vereador de Pomerode e está atualmente em seu segundo mandato. É Presidente da Associação dos Moradores de Pomerode Fundos.
Esposa: SOFIA REINKE ZIMERMON
Filhos: Cintia Zimermon e Letícia Zimermon

VICE: KLAUS LIESKOW
Filiação Partidária: Partido dos Trabalhadores (PT)
Idade: 50 anos
Grau de Instrução: 1º grau completo
Resumo profissional: Profissional autônomo, como micro-empreendedor individual há aproximadamente 30 anos.
Carreira Política: Filiado ao PT desde 2007. Candidato a vereador na última eleição. Presidente da Associação de Pais e Professores da Escola Básica Municipal Olavo Bilac, sendo membro da diretoria há 10 anos.
Esposa: EULITE ARTMANN LIESKOW
Filhos: Esther Lieskow e Elias Lieskow

ROLF NICOLODELLI:
Filiação Partidária: Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)
Idade: 46 anos
Grau de Instrução: 2º grau completo e técnico contábil
Resumo profissional: Empresário contábil. Foi fundador da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Pomerode. Foi tesoureiro da Associação Hospitalar e Educacional de Pomerode e Secretário da APP da Escola Vidal Ferreira. Presidente dos Clubes de Atiradores de Pomerode. Também foi Vice-presidente da Federação Catarinense de Tiro e Diretor de Tiro da FESPORTE.
Carreira Política: Filiado ao PMDB desde 1993. Candidato a prefeito em 2008.
Esposa: ROSANE VILBRANTZ NICOLODELLI
Filhos: Thiago Augusto Nicolodelli

VICE: RICARDO CAMPESTRINI
Filiação Partidária: Partido Social Democrata (PSD)
Idade: 34 anos
Grau de Instrução: Superior completo em Engenharia Industrial Elétrica pela Furb e Pós-graduado em Gestão Empresarial – MBA pela Fundação Getúlio Vargas.
Resumo profissional: É funcionário público desde 1998 até a presente data.
Carreira Política: Filiado ao PSD desde 2011. Foi Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de 2006 a 2007. De 2005 a 2008 foi vereador de Pomerode e está atualmente em seu segundo mandato. Presidente da Câmara de Vereadores nos anos de 2008 e 2011.
Esposa: REGIANE KRUG CAMPESTRINI
Filhos: Gustavo Henrique e Júlia Campestrini

Notícias relacionadas