Especiais

De pai para filho, o amor pelo Bandoneon

Conheça a história de Irineu e Vinicius, que tem em comum a paixão por um instrumento musical

14 de agosto de 2022

Vinicius e Irineu, pai e filho que amam o bandoneon. (Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode)

“Esse puxou o pai.”

A frase pode se encaixar perfeitamente com Vinícius Uessler, de 10 anos, que iniciou as aulas de bandoneon, no mês de março deste ano, após se inspirar no pai, Irineu Uessler, que já toca o instrumento desde a sua infância.
Irineu conta que sempre gostou de música e tinha interesse em aprender e ter um bandoneon. Em um domingo, quando tinha aproximadamente 11 anos, sua mãe lhe fez uma surpresa especial e presentou o filho ao instrumento desejado.

Logo após, iniciou as aulas e passou a praticar com mais frequência, para aperfeiçoar o seu contato com o bandoneon.

“Eu comecei a praticar e tomar ainda mais gosto por tocar bandoneon. Eu sou mais tímido, então toco por hobby e gosto de me divertir em família. Quando estamos todos reunidos, pego o instrumento para fazer um som e aproveitar esses momentos familiares”, comenta Irineu.

O instrumento, usado por Irineu, ainda é o mesmo que sua mãe deu de presente, quando era criança. Agora, o bandoneon é dividido com o filho, que também o utiliza durante suas aulas. A paixão pelo bandoneon por parte do pai fez com que Vinicius se interessasse pelo instrumento musical. Quando tinha seis anos, o garoto já pedia para tocar o bandoneon. Agora, a família resolveu matricular o filho na aula de bandoneon, para aprimorar as técnicas e aprender as partes teóricas e práticas para tocar de maneira correta o instrumento.

Foto: Raphael Carrasco / Jornal de Pomerode

 

“Eu gosto muito desse instrumento musical. Como eu sempre vi o pai tocar, também me deu vontade de aprender. E, agora que entrei nas aulas, eu estou muito feliz, pois poder tocar o bandoneon me deixa muito alegre e contente”, relata o garoto.

Para Irineu, é um orgulho imenso poder ver o filho ter o interesse em fazer o mesmo que ele.

“Eu me sinto gratificado e orgulhoso. Hoje em dia, vejo que tem poucas crianças e jovens que têm interesse em tocar o instrumento. Esses dias, fomos na Bandoneon Fest e ele se divertiu muito. Toda a família espera que um dia, ele possa estar se apresentando em um palco”, finaliza.

 

Sobre o instrumento

O bandoneon é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina. Segundo a história, o bandoneon teria sido inventado pelo músico alemão Heinrich Band O nome original alemão bandonion refere-se ao sobrenome de Band. Há vários modelos de bandoneon e disposições de escalas. A extensão do instrumento varia, há desde instrumentos menores, com 52 botões (104 tons), até outros com 78 botões (156 tons).

Notícias relacionadas