Curso de Manipulação de Alimentos
A Vigilância Sanitária de Pomerode, através de seus profissionais, está efetuando cursos de manipulação de alimentos para profissionais de todos os estabelecimentos comerciais que oferecem alimentos, como restaurantes, bares e similares. A gerente da Vigilância Sanitária, Ivonete dos Santos, afirma que os estabelecimentos comerciais necessitam que seus profissionais possuam a carteira de saúde.
A Vigilância Sanitária de Pomerode, através de seus profissionais, está efetuando cursos de manipulação de alimentos para profissionais de todos os estabelecimentos comerciais que oferecem alimentos, como restaurantes, bares e similares.A gerente da Vigilância Sanitária, Ivonete dos Santos, afirma que os estabelecimentos comerciais necessitam que seus profissionais possuam a carteira de saúde para manipulação dos alimentos. É fundamental que os funcionários possuam essa carteira. É, inclusive, uma exigência municipal, enaltece.
Por mês, em média, passam 400 pessoas pelo curso. O objetivo principal do curso é qualificação. A finalidade do curso é a qualificação das pessoas, para que elas tenham conhecimento das contaminações e, também, do tipo de manipulação adequada, explica Ivonete.
Todos que participarem do curso receberão uma declaração de comparecimento e, com ela, deverão marcar uma consulta com o médico, em uma unidade de saúde, para avaliação. Posteriormente, a carteira de saúde será efetuada.
Para efetuar o curso, é necessário comparecer na Unidade de Saúde do Centro para saber a data de realização do mesmo.
É importante frisar que todos os estabelecimentos necessitam desses profissionais e que, em caso de fiscalização, a falta dessa credencial pode acarretar em notificações. Quando há fiscalização e o estabelecimento não possui um profissional com a carteira de saúde, as orientações são efetuadas. A notificação acontece também, mas não é essa a nossa intenção, informa Ivonete.