Especiais

Conhecendo Pomerode de um jeito diferente

Casal de empresários adquire trenzinho, para realizar passeios turísticos pela cidade mais alemã do Brasil

1 de março de 2020

Com certeza, você já deve ter ouvido um apito de um trem pela cidade, não é mesmo? A nova atração começou a circular pelas ruas da cidade mais alemã do Brasil durante a Festa Pomerana e, desde então, vem se incorporando ao dia a dia dos munícipes. Trata-se do Pommernzug, um transporte recreativo, idealizado pelo casal de empresários, Marcelo e Alessandra Rosa.

O empreendimento nasceu da vontade de trazer para Pomerode um jeito inovador de apresentar a cidade, com passeios, rotas e histórias que encantam, mostrando o melhor da cultura alemã, gastronomia e pontos turísticos. Segundo eles, tudo começou com uma conversa em um acampamento, com um amigo do interior de São Paulo. “O sr. Toninho, conhecendo nossa a cidade, me ofereceu o veículo, no caso, o trem. Na hora, me deu um ‘click’, tanto que, em casa, eu e minha esposa conversamos e achamos a ideia fantástica, de transformarmos isso em um empreendimento”, destaca o empresário.

O passo seguinte foi viabilizar o projeto com os órgãos competentes da cidade, para que não houvesse nenhum tipo de empecilho. “Iniciamos as conversas com a Secretaria de Turismo e eles acharam a ideia muito válida. Também enalteceram que, o veículo estando legal para circular nas vias públicas, não haveria qualquer tipo de problema. E que, inclusive, teríamos toda a orientação quanto à estética e funcionamento. Vendo que o trem seria uma atração para Pomerode, eu e minha família viajamos a São Paulo, para conhecê-lo ‘pessoalmente’ e obter mis informações. Tendo os documentos em mãos, mais uma vez, verificamos a legalidade do veículo perante os órgãos de transito. Com o sinal verde, pudemos dar continuidade ao projeto, que incluiu uma parceria com outro empresário do setor de transporte recreativo de Pomerode”, enfatiza Rosa.

 

Veículo acomoda até 56 passageiros. (Foto: Divulgação)

Com tudo encaminhado, chegava uma das partes mais difíceis do projeto: o transporte até Pomerode e a reforma. “Tivemos que realizar todo um trabalho de logística para trazer o veículo à nossa cidade, o que se concretizou no dia 16 de novembro. Daí, em diante, precisamos reformar o trem e estipulamos o dia 14 de janeiro para a conclusão dos trabalhos, que foram realizados por uma oficina mecânica, além de outros profissionais, que se esmeraram em deixar tudo pronto na data marcada. Inclusive, a abertura da empresa responsável pelos trabalhos: a Pommernzug Transporte Recreativo”, pondera.

A estreia aconteceu durante os desfile da Festa Pomerana e, como não poderia deixar de ser, foi um grande sucesso, tanto entre os turistas, quanto entre os moradores da cidade. “Hoje, o trenzinho da alegria pomerano está se tornando o passeio mais animado e cultural de Pomerode e região. O veículo, totalmente segurado e com motoristas capacitados para a função, pode acomodar até 56 passageiros e faz roteiros turísticos internos, pelas mais belas e culturais atrações de nossa cidade. Atendendo nos fins de semana e durante a semana, em passeios especiais, o trenzinho atende crianças de todas as idades, de zero a 100 anos”, ressalta Rosa, com bom humor.

 

Ponto inicial é próximo ao Portal Sul. (Foto: Divulgação)

O itinerário do Pommernzug ainda está passando por adaptações, no entanto, o seu ponto de partida localiza-se próximo ao Portal Sul, na Praça Jorge Lacerda. “A princípio, estamos atendendo aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h30min, com passeios que saem do Portal Sul e passam pelo Teatro, sinaleira da Marli, Rosander e Pavilhão de Eventos, voltando ao local de partida. O percurso, dura em média, 40 minutos, e todo ele é regado a música e muita diversão. E, com certeza, muitas outras atrações estão reservadas, entre elas, passeios temáticos em eventos específicos, como a Osterfest”, destaca.

 

Trenzinho realiza passeios por diversos pontos turísticos da cidade. (Foto: Divulgação)

Para mais informações sobre o Pommernzug, basta acessar as redes sociais (@PommerrnzugPomerode). “É um sonho que está virando realidade, por isso, agradecemos a todos os envolvidos que, direta ou  indiretamente, ajudaram para a realização desse projeto. Em especial, a nossa família, que não mediu esforços para que tudo isso fosse possível”, finaliza.

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas