Especiais

Como fazer chocolate quente, fondue e cappuccino de alta qualidade em casa

Confira algumas receitas para você curtir essas delícias, no inverno!

20 de junho de 2022

Foto: Silvio Klotz

Chocolate no frio faz bem para a alma. Derretido como fondue, misturado ao leite numa xícara bem quentinha ou encorpando o café num cappuccino, esse ingrediente tem a cara do inverno. Mas é complicado repetir em casa as delícias que restaurantes e cafeterias servem nesta época, certo? Errado.

continua após a publicidade

Há alguns segredos de como fazer fondue, chocolate quente e cappuccino de alta qualidade em casa. Nada difícil ou caro. Basta usar o chocolate certo e seguir as dicas de cada uma das receitas para obter cremosidade e sabor.

O primeiro passo é escolher um chocolate de verdade. No Brasil, o mercado premium oferece alternativas superiores a achocolatados ou cacau em pó. Marca mais premiada do país no segmento, a Nugali, de Pomerode (SC), é uma das poucas no país a fabricar o próprio chocolate, controlando a produção desde as fazendas de cacau.

continua após a publicidade

As receitas abaixo usam a linha de bebidas quentes e fondue da Nugali. De bônus, também vão opções sem lactose ou glúten e veganas.

Chocolate quente

Desde o século 17 o chocolate quente aquece os europeus, que encontraram no cacau das Américas um ingrediente exótico e charmoso. A receita conquistou o mundo, mas muita gente tem dificuldade para alcançar o ponto ideal em casa.

A primeira dica é usar um chocolate com mais cacau e menos açúcar. Prefira as pastilhas feitas a partir de chocolate puro em barra. As da Nugali não levam conservantes, corantes ou aromatizantes, só ingredientes naturais.

Adicione sete ou oito pastilhas numa xícara com leite aquecido, de preferência integral. Mexa bem por pelo menos um minuto – o ideal é usar o mixer. Quanto mais misturado ao leite, melhor. E o segredinho: não deixe o leite (pasteurizado ou longa vida) ferver. A fervura “queima” os açúcares e prejudica o sabor. Acrescente canela ou anis a gosto.

Chocolate quente sem lactose

As pastilhas de chocolate quente Nugali não contêm lactose ou glúten. É só misturá-las a um leite sem lactose ou vegetal e aproveitar. O modo de preparo é o mesmo. Alérgicos a leite de vaca devem ficar atentos, pois o produto contém derivados.

Cappuccino

O cappuccino tem esse nome porque a cor da bebida lembra a do hábito usado pelos monges capuchinhos. A mistura de café com leite surgiu em Viena, no século 19, logo popularizou-se na Itália e de lá ganhou o mundo.

A versão com chocolate é brasileira, mas já conquistou paladares europeus. O cappuccino da Nugali foi premiado no International Chocolate Awards 2020-2021, na categoria Drinking Chocolate. Ele leva chocolate ao leite, café e um toque de canela.

Cinco pastilhas são suficientes para uma xícara de leite. Lembre-se de não ferver o leite, apenas aquecê-lo. Misture bem por um minuto para deixar o cappuccino cremoso. Se possível, opte pelo mixer.

Fondue de chocolate

A receita original suíça, com queijo, ganhou versão achocolatada em Nova York, na década de 1950. O chocolate derretido é acompanhado de frutas, biscoitos ou mesmo servido puro.

No fondue, a qualidade do chocolate faz toda a diferença. Menos açúcar, neste caso, é mais. O da Nugali usa o mesmo chocolate premiado das barras.

Não é preciso ter um rechaud (estrutura para manter o chocolate aquecido). Retire a proteção da embalagem e aqueça na potência média do microondas por 40 segundos. Mexa e, caso necessário, repita a operação até ficar no ponto desejado.

Se sobrar chocolate ao fim da refeição, não tem problema. Tampe a embalagem e guarde em local arejado e fresco. Quando quiser, é só aquecer e mexer de novo.

Fondue vegano

A Nugali tem duas opções de fondue de chocolate: ao leite e amargo. O segundo é certificado como vegano, sem lactose. O modo de fazer é igual para os dois.

Nugali Chocolates

A Nugali é pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, controlando a produção desde as fazendas de cacau até o consumidor. Fundada em 2004 por Maitê Lang e Ivan Blumenschein, casal de engenheiros que trocou carreiras na Embraer pela própria fábrica de chocolates, a empresa conquistou lugar no mercado premium, antes restrito aos importados.

Concursos internacionais reconhecem a alta qualidade dos produtos Nugali. É a marca mais premiada do país e a primeira a desenvolver um chocolate brasileiro 70% cacau. Em 2022, venceu o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A fábrica está localizada em Pomerode (SC), na Rota do Enxaimel, eleita pelas Nações Unidas entre as melhores vilas turísticas do mundo. O tour de fábrica, inaugurado em 2021, recebeu 50 mil visitantes no primeiro ano.

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade