Especiais

Como estão as nossas praças?

Nossa equipe passou por algumas que são as principais do município, para conferir a situação das mesmas. Conversamos com o poder público para saber como é feita a manutenção desses ambientes públicos

18 de março de 2019

Há exatamente cinco anos, o Jornal de Pomerode publicava, em suas edições, uma série de matérias que mostrava a situação das praças e academias ao ar livre de Pomerode, na chamada “Série Praças”.  Agora, vamos pular de 2014 para 2019. Nossa equipe passou pelas principais praças da cidade, para conferir a real situação das mesmas e conversou com o Poder Público para entender como são feitas as manutenções desses ambientes ao ar livre, no município. 

Praça Jorge Lacerda

Vamos começar falando da mais popular e frequentada praça de Pomerode, que fica bem no “coração” da cidade. A Praça Jorge Lacerda reúne diversas pessoas, principalmente, aos fins de semana, por ser um local que apresenta opções para o lazer e, também, descanso. Na visita, percebemos que o local está bem conservado, tanto no playground, tanto quanto na academia ao ar livre. A jardinagem também apresentava uma boa aparência e todos os dias, sempre há limpeza no local. Porém, algumas pessoas não colaboram e acabam deixando lixo no chão ou na grama após usufruírem do local.

Praça Egon Bahr

Saindo um pouco do centro pomerodense, partiremos para Testo Central, para conferir como está a Praça Egon Bahr. Localizada na rodovia SC-421, o ambiente já possui um pouco mais de problemas em relação à praça central da cidade. A placa de inauguração, que leva o nome de Egon Bahr, empresário homônimo morador da região, apresenta sinais de depredação. Alguns equipamentos da academia ao ar livre, apresentam danificações, o que acredita-se ser o uso incorreto e falta de cuidado de frequentadores do local. A jardinagem também estava diferente, em relação à Jorge Lacerda, sem nenhum sinal de roçada.

Praça Fritz Fischer

Retomando o sentido para o Centro, passamos pela Praça Fritz Fischer, bem na entrada do Ribeirão Herdt. O local já apresenta uma melhor aparência em todos os aspectos. Os equipamentos da academia ao ar livre possuem pequenos danos e não apresentam sinais de depredações. A parte de jardinagem e de grama também estão em boas condições. Porém, a falta de uma árvore que possa projetar uma sombra, para deixar o clima naquele local mais agradável, é um dos grandes motivos para que a mesma seja frequentada em dias menos quentes e aos fins de tarde ou de noite.

Praça Erwin Zastrow 

Descendo um pouco mais, em sentido Testo Rega, paramos na Praça Erwin Zastrow, próximo à Malwee. Por lá, notamos a grama um pouco alta, chegando a ficar quase na altura da própria placa de inauguração. Porém, os bancos estão conservados e também não há sinal de depredação em nenhum local da praça. O ambiente não possui academia ao ar livre.

Praça Hans Erns Schmidt

Outra praça na região central da cidade, é a Hans Erns Schmidt, que homenageia um dos precursores da Porcelana Schimidt. No local, observamos uma boa conservação dos bancos e da jardinagem. A academia ao ar livre também está com boas condições, sem nenhum sinal de vandalismo ou depredação do patrimônio público.

De acordo com Wilhelm Zilz, secretário de obras da cidade, a manutenção das praças é feita diariamente, pela Prefeitura Municipal. Porém, o serviço, em breve, será feito por uma empresa terceirizada, para atender melhor a demanda.

“Estamos em processo de licitação da empresa que irá prestar os serviços de jardinagem, em Pomerode. Isso, facilitará o nosso trabalho e todas as praças podem receber uma atenção especial, sem serem esquecidas ou ‘abandonadas’ pelo poder público”, relata o secretário.

Ainda segundo Zilz, uma equipe será deslocada para realizar o corte de grama nas praças Egon Bahr e Erwin Zastrow, em Testo Central e Testo Rega, respectivamente.

Já a manutenção das academias ao ar livre, por ser um projeto da Secretaria de Saúde do município, fica a cargo dela, a manutenção dos equipamentos. Tentamos entrar em contato com a mesma, mas não conseguimos conversar com nenhum responsável, até o fechamento desta edição.

Notícias relacionadas