JPet

Como andam os hormônios dos seus animais?

Os hormônios são fundamentais para o equilíbrio da saúde dos nossos animais.

1 de julho de 2024

Foto: Envato Elements

Recentemente tivemos uma nova cor adicionada ao calendário, o Maio Cinza! Campanha lançada neste ano, promove a conscientização e a reflexão: Como anda os hormônios dos seus animais de estimação?

Os hormônios são fundamentais para o equilíbrio da saúde dos nossos animais. Eles controlam a reprodução, o crescimento, o desenvolvimento e a quantidade de energia e nutrientes que o corpo precisa para funcionar e viver de maneira adequada.

A melhor maneira de prevenir e diagnosticar de maneira precoce essas enfermidades é através de consultas periódicas ao seu veterinário e exames de check up. Porém sempre oriento tutores a ficarem atentos a mudanças de comportamento e rotina do seu animal, como por exemplo: aumento da quantidade de ingestão de água, aumento de quantidade de frequência em urinar, aumento de apetite, perda ou aumento de peso de forma repentina (principalmente se não houver mudança na dieta do animal), perda da visão e lesões de pele. Todas essas manifestações clínicas e comportamentais podem indicar alteração metabólica e requerem atenção.

Outro ponto de extrema importância que devemos sempre lembrar é a obesidade. O excesso de peso em nossos animais de estimação pode causar diversos problemas como diabetes, doenças cardíacas e articulares. Animais que estão acima do peso geralmente apresentam: sedentarismo, cansaço fácil ao tentar correr ou andar, dificuldade respiratória, entre outros. Cães e gatos são considerados obesos quando estão 15% acima do seu peso ideal, apresentando acúmulo de gordura na caixa torácica, abdômen e base de cauda, além da distensão abdominal.

Estarmos atentos aos sinais e realizar exames de rotina garantem qualidade de vida, saúde e bem estar. “O maio cinza nos lembra da importância de cuidar não só do que é visível, mas também do que está escondido aos olhos.”

Fonte: @maiocinza, Melina Eluize Disse Zermiani, Médica Veterinária, CRMV 04969, Endocrinologia e Metabologia Veterinária

Foto: Envato Elements

Notícias relacionadas