JPet

5 dicas para cuidar do seu pet e evitar o estresse dele durante a queima de fogos do Ano-Novo

Veja dicas para minimizar os transtornos para o seu pet

31 de dezembro de 2024

Foto: Envato Elements

A queima de fogos de artifício é uma ação tradicional da celebração do ano-novo, no Brasil e em outras partes do mundo. No entanto, o barulho alto e intenso dos fogos afeta a saúde e o bem-estar dos pets, especialmente os cachorros, pela audição aguçada.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, os barulhos acima de 60 decibéis (equivalente a uma conversa em tom alto), podem causar estresse físico e psicológico nos cães, já que eles conseguem perceber uma frequência maior de som, em comparação aos seres humanos.

Os estalos gerados pela queima dos fogos de artifício podem confundir os cães, provocando euforia e pânico, podendo fazer com que eles fujam de casa, por estarem com medo e confusos com o barulho alto.

Por isso, aqui estão cinco dicas que podem ajudar a proteger e acalmar os pets, caso haja alguma queima de fogos de artifício próxima:

1ª: roupas calmantes e coletes

Coletes de compressão leve aplicam uma pressão suave no corpo do pet, trazendo tranquilidade e ajudando a acalmar a ansiedade e o estresse dos cachorros.

2ª: fornecer um local seguro

Por ficarem assustados, os pets tendem a buscar um local seguro para se esconderem. Por isso, uma ideia é criar um local seguro e tranquilo para o cão, podendo ser um cômodo ou uma casinha, que ajude a reduzir o barulho dos fogos para eles.

3ª: ruído branco

Outra dica é tentar distrair o animal utilizando músicas ou ruídos brancos, abafando o barulho dos fogos de artifício. Desta forma, é possível reduzir o estresse deles.

4ª: brinquedos disponíveis

Petiscos e brinquedos são uma boa forma de distrair os pets durante a queima de fogos, pois mantém a atenção deles em coisas positivas, reduzindo os efeitos do barulho.

5ª: identificação do pet

Uma precaução que deve ser adotada é deixar o seu pet identificado com um colar que contenha os seus dados atualizados, para ajudar a localizar o tutor em caso de fuga, já que muitos cães acabam correndo sem noção de local, buscando um local que achem seguro.

Notícias relacionadas