Especiais

Comemoração da Osterfest no Zoo Pomerode

Todas estas atividades reforçam o papel do zoológico como instituição inserida e atuante na sociedade, exercendo um importante papel sociocultural, bem como, evidenciam-no na Educação para Conservação.

21 de abril de 2019

AOsterfest, tradicional comemoração alemã durante a Páscoa, está tendo uma programação especial no Zoo Pomerode, através de diversas atividades pensadas para envolver o público visitante neste período.

 Uma das atrações é a Alameda da Páscoa, um espaço para encantar os visitantes com algumas Osterbäume. Símbolo da Páscoa Cristã, a Osterbaum consiste em uma árvore repleta de ovos coloridos, onde os galhos secos representam a morte de Jesus e os ovos coloridos retratam a alegria da vida, a ressurreição e renascimento. As Osterbäume montadas nesse espaço, contém ovos naturais de ema e emu, sendo que alguns foram coloridos artificialmente, outros preservados na coloração natural. Junto a este espaço, há um ambiente com coelhos, os animais mais representativos da Páscoa.

Dentro desse contexto cultural, foram realizados enriquecimentos temáticos, incentivando a expressão de alguns comportamentos naturais das espécies. Durante as atividades, através de apresentações didáticas, é possível abordar sobre as ferramentas utilizadas para a promoção do bem-estar animal, e o programa de Enriquecimento Ambiental do Zoo Pomerode, promovendo uma maior sensibilização e participação dos visitantes.

 Além disso, ocorreram apresentações didáticas dos elefantes e dos hipopótamos, bem conhecidas de quem visita o Zoo Pomerode. Estas apresentações são momentos de conversa com o público, que abordam temas como: biologia, comportamento animal, papel ecológico dos animais e programas de conservação das espécies presentes no plantel, sendo uma excelente oportunidade para os visitantes conversarem com a equipe técnica do Zoo.

 Para completar esse cronograma repleto de atividades, a equipe do Zoo Pomerode está realizando pintura facial, uma forma de sensibilizar, principalmente as crianças, que podem ter registrado na pele, seu animal favorito.

 Todas estas atividades reforçam o papel do zoológico como instituição inserida e atuante na sociedade, exercendo um importante papel sociocultural, bem como, evidenciam-no na Educação para Conservação. É um momento de maior interação com o público e uma oportunidade para esclarecer dúvidas, sensibilizar e conscientizar os visitantes para o papel de cada indivíduo na conservação da biodiversidade e a importância dos zoológicos nessas ações.

Notícias relacionadas