Saúde

Começa a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação em Pomerode

Objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra várias doenças, em crianças e adolescentes

8 de agosto de 2022

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Começou nesta segunda-feira, 08 de agosto, em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. A ação segue até o dia 09 de setembro.

Em Pomerode, a estimativa é que 1712 crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos devam receber a imunização contra a Poliomielite. A meta da Secretaria de Saúde, acompanhando o objetivo nacional, é vacinar 95% do público-alvo.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Simone Steffens, Pomerode também registrou queda na cobertura vacinal contra a poliomielite, assim como outros municípios do estado.

“Nos últimos anos temos percebido a queda na cobertura vacinal. No ano de 2021, por exemplo, atingimos 93,13% da população alvo. O mínimo para evitar risco de surtos é de 95%”, afirma.

Já a Campanha de Multivacinação é destinada a crianças e adolescentes com menos de 15 anos. Para as crianças, estão disponíveis as vacinas contra Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Nesta Campanha não há uma meta definida, mas objetivo é atualizar a cobertura vacinal contra estas doenças.

 

Onde levar seu filho para ser vacinado

A aplicação de vacinas é realizada em todas as Unidades de Saúde, exceto a Prefeito Alwin Klotz, sempre das 7h às 11h45min e das 13h às 15h45min.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância de a caderneta de vacinação não ser esquecida.

Notícias relacionadas