Estado

Cidade de SC registra microexplosão: Defesa Civil confirma fenômeno climático

Ventos fortes causaram prejuízos para os moradores

5 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação/Defesa Civil

O primeiro final de semana de dezembro de 2023 foi marcado por temporais em Santa Catarina.

A combinação de calor, umidade e o processo de formação de uma frente fria favoreceram a formação destes sistemas tanto no sábado (02) quanto no domingo (03). Em Praia Grande, no Litoral Sul, houve registro de diversos danos associados a passagem de uma intensa célula convectiva, conforme indicado na imagem do radar meteorológico de Lontras (Figura 01).

O intenso temporal atingiu a cidade por volta das 18h, provocando destelhamentos em casas e galpões e quebra de galhos e árvores. Através da análise conjunta dos danos reportados, das fotos e vídeos e das imagens de radar, a equipe de meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina classificou o evento como frente de rajada, conhecido popularmente como vendaval.

Este fenômeno ocorre quando correntes descendentes que normalmente são observadas na dianteira de uma célula convectiva alcançam a superfície, fazendo com que o ar frio se expanda para os lados, ocasionando o fenômeno frente de rajada à medida que força o levantamento do ar quente à sua volta.

No início da tarde de domingo (03), por volta das 12h, o município de Frei Rogério (Meio-Oeste) também foi atingido por um intenso temporal. Foram reportados danos em uma área rural, onde diversas araucárias foram arrancadas.

Através das imagens do radar meteorológico de Chapecó, foi possível identificar características de uma microexplosão. Este fenômeno ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior e toda essa água cai de uma vez, causando uma forte corrente de vento para baixo (da nuvem em direção ao solo), concentrada em uma pequena área e gerando fortes rajadas de ventos em superfície.  Após análise da Defesa Civil, tudo indica a ocorrência de uma microexplosão em Frei Rogério.

Notícias relacionadas