Segurança

Celular Seguro chega a 30 mil bloqueios após alertas de usuários

Medida impede o uso do aparelho em caso de furto, roubo ou perda. Mais de 1,7 milhão de usuários já se cadastraram no programa criado pelo MJSP

12 de março de 2024

Foto: Divulgação

O Programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 30 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos, a partir de usuários que já se cadastraram na ferramenta. Criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em dezembro do ano passado, a iniciativa possui mais de 1,7 milhão de usuários cadastrados em todo o país, com 1,3 milhão de celulares registrados.

O acesso ao Celular Seguro é feito por meio do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

O programa possibilita o bloqueio de dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um “botão de emergência” que deve ser utilizado somente nesses casos.

Cada cidadão registrado no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios.Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.

Bancos

Após o registro de perda, roubo ou extravio, os bancos e instituições financeiras que aderiram ao projeto farão o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo para a operação de cada empresa estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.

Desbloqueio

A ação garante o bloqueio ágil do aparelho, mas, por questões de segurança, não permite a reversão do processo. Caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, deverá solicitar os acessos através do contato com a operadora, bancos e outros. Cada empresa segue um rito diferente para a recuperação dos aparelhos e das contas em aplicativos. Os detalhes estão descritos nos termos de uso do Celular Seguro.

Números (até 12/03):

Celular Seguro

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Fonte: Agência Gov

Notícias relacionadas