Especiais

Casa e Construção: Prateleiras suspensas

Essa semana, a dica será para aqueles que precisam de mais espaço na cozinha – prateleiras suspensas

10 de maio de 2020

Essa semana, a dica será para aqueles que precisam de mais espaço na cozinha – prateleiras suspensas. Esse tipo de prateleira, colocada sobre a ilha ou mesa de cozinha, proporciona novas possibilidades para guardar utensílios diários ou temperos, mas ao mesmo tempo se torna um item de destaque dentro do espaço. Para quem não precisa de espaço extra, as prateleiras podem ser usadas para outras finalidades, como colocar coleções, taças e copos, bebidas, plantas e outros itens que possam fazer parte da decoração da sua casa.

Os tipos de materiais e estilos utilizados para criar essas prateleiras dependem muito da decoração existente no espaço. As prateleiras metálicas combinam muito bem com ambiente modernos e com uma atmosfera industrial, enquanto as de vidro podem ser usadas em diversos tipos de decoração. As prateleiras com estrutura metálica e base em madeira estão sendo bastante usadas, atualmente, em projetos de decoração, e se encaixam bem em quase todos os estilos, podendo estar em cozinhas planejadas e modernas, assim como em cozinhas com móveis soltos e rústicos. Para aqueles que gostam de ambientes mais naturais ou com clima praiano, o uso das prateleiras em madeira e estrutura em corda são uma alternativa. 

 

Os modelos de prateleira são diversos e podem ser comprados prontos ou feitos sob medida, com um projeto específico para cada cliente, sempre levando em conta o que será colocado nas mesmas e a decoração existente no ambiente. Se o projeto for feito sob medida, ainda é possível adicionar iluminação embutida para criar um efeito estético bem bacana.

Em relação à instalação das prateleiras, é sempre importante analisar a estrutura do teto – sendo gesso ou laje -, o tamanho das peças, suas divisões e o sistema de fixação que será utilizado em virtude do material da prateleira. 

A contratação de mão-de-obra especializada é imprescindível, seja para criar o projeto, executar as peças e instalar. Mãos à obra!

 

Notícias relacionadas