Especiais

Catarinense figura no Guiness Book, com a carreira profissional mais longa do mundo

Walter Orthmann só tem um registro na carteira de trabalho: a atual RenauxView.

1 de abril de 2022

Foto: Arquivo Pessoal

O brusquense Walter Orthmann, que no dia 19 de abril completa 100 anos de idade, se prepara para bater o seu próprio recorde: a de carreira profissional mais longa do mundo, fato que já está registrado desde 2018 no Guiness Book, o Livro dos Recordes.

No dia 17 de janeiro de 1938, portanto, há mais de 84 anos, ele foi admitido na Indústrias Renaux S.A (atual RenauxView). Na época, a centenária empresa, fundada pelo Consul Carlos Renaux, tinha apenas 13 anos de existência.

Para comemorar mais esse recorde do mais longevo trabalhador do mundo, a empresa está programando uma grande festa, no dia do aniversário do seu Walter, com direito a bolo, food trucks, chope, balões, música e a presença de cerca de 700 convidados. Neste dia, a diretoria declarou feriado, para que todos os trabalhadores da empresa possam compartilhar do momento único e histórico.

Orthmann entrou pela primeira vez para o Guinness Book em 2018, quando comemorou 80 anos de empresa e 95 de idade. Nos últimos cinco anos, ninguém bateu seu recorde e, novamente, ele vai aparecer no Livro dos Recordes. “Para nós é inspirador constar com a vitalidade, a força e o exemplo do seu Walter”, diz o diretor de marketing da RenauxView, Roberto Sander.

O profissional mais dedicado da RenauxView, começou a trabalhar no setor de Expedição, no dia 17 de janeiro de 1938, com apenas 15 anos. Ainda não havia iniciado a Segunda Guerra Mundial e a Fifa realizava apenas a terceira edição da Copa do Mundo, na França. A Itália conquistou o título pela segunda vez consecutiva. No Brasil, um golpe, chamado de Levante Integralista, tentou tirar do poder o presidente Getúlio Vargas. Em 1938, Gaspar comemorava o seu quarto aniversário de emancipação e o prefeito era Leopoldo Schramm. Tudo isto aconteceu enquanto seu Walter dava os primeiros passos na indústria brusquense.

Com raciocínio rápido, Orthmann conquistou a confiança da chefia e, promovido como office-boy, era encarregado de levar e buscar de bicicleta as correspondências no correio. Uma vez ao mês também coletava o salário de todos os funcionários no banco.

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Anos depois, no departamento comercial, área em que atua há anos na empresa, sua facilidade em vender chamou a atenção e foi exportada para grandes centros compradores, como Rio de Janeiro e São Paulo. Com viagens frequentes, Orthmann testemunhou os avanços da aviação com as mais diversas aeronaves até os modelos mais modernos, acumulando mais de 7,5 mil horas de voos. Ao longo carreira, recebeu mais de mil salários, sendo pagos em sete moedas diferentes: réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, cruzeiro real e real.

Nesses 84 anos de empresa, ele viu a empresa se modernizar, mudar de nome e de diretoria. Em 2006, quando a nova administração assumiu a diretoria, tendo à frente o empresário Armando Hess de Souza (Grupo Dudalina), seu Walter admite que ficou um pouco preocupado, visto que já tinha 68 anos de carreira e estava aposentado. Mas foi com surpresa e alegria que ouviu do novo presidente que queria renovar o seu contrato por mais 15 anos, podendo ser prorrogado.

Em 2021, venceram os 15 anos e, mais uma vez, para a alegria do seu Walter ele continua sendo o profissional de destaque da RenauView, isto dito pelo presidente da companhia, Armando Hess de Souza.

Souza destaca que trabalhar com seu Walter é uma dádiva, visto que ele é o testemunho vivo das mudanças pelas quais o mundo contemporâneo tem passado. “Uma pessoa que tem a imensa capacidade de manter-se atualizada nesse mundo de constantes transformações”, observa.

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Quem é Walter Orthmann?

Além de ser um profissional dedicado e que não pensa em parar de trabalhar, é também esposo, pai, avô e um homem que se cuida. Em 28 de junho de 1946, seu Walter casou com Alice Koschnik e teve cinco filhos: Sueli, Rosemari, Marli, Valmir e Valter Roberto.

Em 1977, ele ficou viúvo e, em 1980, casou-se com Lucia Helena Valle, 32 anos mais jovem que ele. O casal teve três filhos: Tatiana, Sabrina e Marcelo.

Seu Walter continua casado e conta que leva uma vida simples, faz exercícios todos os dias e cuida da alimentação. Vai trabalhar todos os dias de carro e reclama do trânsito, como todos os outros motoristas.

Mas, ele lembra que o mais importante, para estar próximo aos 100 anos é ter propósito. “Se você não tem um motivo para se levantar da cama, você vai ficar dormindo. Infelizmente, todos os meus amigos que se aposentaram e pararam de trabalhar, já morreram. É o trabalho que nos mantêm vivos”, garante.

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Nessa longa caminhada, seu Walter recebeu diversas homenagens de diferentes entidades. Quando a empresa completou 70 anos, ele recebeu homenagem da Associação Empresarial de Brusque. Em 2013, recebeu a Ordem do Mérito Industrial e Sindical da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) pelos seus 75 anos de trabalho na RenauxView e uma homenagem da Câmara Municipal de Brusque. Em 2018 foi homenageado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Brusque e, também, pelo Tribunal Superior do Trabalho com a comenda da ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.

Num dos momentos mais emocionantes da sua vida, Orthmann recebeu o certificado oficial do “Guinness World Records” que o reconhece como o homem de maior tempo de serviço em uma mesma empresa. O documento foi entregue pelo então governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, juntamente com o presidente da República, Michel Temer. A entrega do título ocorreu no gabinete da presidência, no Palácio do Planalto, e referendou a dedicação de 80 anos do catarinense empregado na RenauxView.

Fonte: Jornal Metas

 

Notícias relacionadas